Na peregrinação vicarial de Monte Real à Sé de Leiria, Lino Pedrosa enviado em missão para os Camarões

Na peregrinação vicarial de Monte Real à Sé de Leiria, Lino Pedrosa enviado em missão para os Camarões

A Sé de Leiria recebeu, no domingo 4 de março, a peregrinação vicarial de Monte Real. Desta vez, foram os fiéis das paróquias de Bajouca, Carnide, Carvide, Coimbrão, Monte Real, Monte Redondo, Ortigosa, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria que foram comemorar o Centenário da Restauração da Diocese.

Acompanhados pelos respetivos párocos, foram acolhidos pelo bispo D. António Marto, que presidiu à Eucaristia, e pelo pároco da sé, padre Gonçalo Diniz, que fez uma apresentação histórica e teológica da catedral.

Na sua homilia, partindo da Palavra de Deus proclamada na celebração, o Bispo diocesano referiu que Jesus revelou-nos Deus como Pai e que “a qualidade da nossa fé se mede pela relação filial com Ele”, não podendo ficar-se por uma relação interesseira, comercial. Depois, salientou que o templo mais importante não é o de pedra, mas sim o nosso próprio coração, deixando duas indicações para o purificar e deixar que Deus entre nele: a escuta da Palavra de Deus e uma Confissão bem feita. Neste sentido, lembrou a iniciativa “24 horas para o Senhor”, proposta pelo Papa Francisco, que decorre em todas as paróquias, de sexta-feira para sábado próximos, como uma boa ocasião. A terminar, disse: “Não tenhais medo de deixar entrar o Senhor no vosso coração!”.

No final da Missa, foi feito o envio missionário do jovem Lino Pedrosa, natural da Bajouca e membro da comunidade “Sementes do Verbo”, de origem brasileira. O jovem missionário irá brevemente para a República dos Camarões, na África Central.

Antes de despedir os fiéis, D. António Marto manifestou a todos a sua gratidão pelo testemunho de fé e de amor à Igreja diocesana, felicitou a Vigararia pela sua presença numerosa e pediu que levassem o seu abraço aos idosos, aos doentes e às crianças que ficaram em casa por não poderem participar nesta peregrinação.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Centro Social de Monte Redondo inicia Quaresma

Nesta celebração participaram os idosos das respostas sociais de Centro de Dia e de ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), contando um total de cerca de 50 pessoas, e ainda cerca de 10 pessoas da comunidade.