Na peregrinação vicarial da Marinha Grande inscreveram-se cinco catecúmenos

Na peregrinação vicarial da Marinha Grande inscreveram-se cinco catecúmenos

A vigararia da Marinha Grande reuniu-se no dia 4 de Fevereiro para celebrar o Centenário da Restauração da Diocese, com a sua peregrinação à Sé de Leiria. Vindas das paróquias de Alpedriz, Maceira, Marinha Grande e Pataias, cerca de 600 pessoas (um grupo veio mesmo em peregrinação a pé desde a Maceira) encheram a Catedral numa tarde de celebração, embelezada pelo coloridos dos estandartes dos vários centros de culto.

Recebidos pelo Bispo diocesano, a tarde permitiu uma “visita” e uma lição sobre a história daquele templo. Foi uma oportunidade única de reforçar aquilo que já tinha sido começado no dia 2 de fevereiro, com uma conferência sobre a história e a eclesiologia da Diocese. Esta peregrinação acabou por se tornar um momento privilegiado para celebrar o Centenário e para reforçar os laços que unem os nossos cristãos à Diocese, recordado a importância da pertença a esta família alargada na vivência da fé.

Ao saudar os peregrinos na entrada da Sé, D. António Marto referiu as suas visitas às paróquias e considerou esta ocasião como uma espécie de grata retribuição pela calorosa receção de que tem sido alvo. Agora deseja receber os fiéis na igreja catedral, símbolo da unidade da grande família diocesana.

O pároco da Sé, padre Gonçalo Diniz, fez uma apresentação histórico-teológica sobre o templo, sublinhando que é o símbolo da cátedra (cadeira) do bispo que caracteriza esta igreja e a distingue de todas demais que existem pela Diocese.

A tarde tornou-se ainda mais especial com o rito da inscrição no livro dos catecúmenos de 5 dos 7 candidatos à iniciação cristã da paróquia da Marinha Grande. São 5 jovens com idades entre os 18 e os 35 anos que nos últimos meses têm feito o seu percurso de aproximação e descoberta da fé. Todos eles fizeram o percurso Alpha e preparam-se agora para a catequese de adultos, bem como todo o ritual proposto durante a Quaresma, terminando na grande festa da Vigília Pascal, onde serão batizados e confirmados.

JG, com Patrício Oliveira

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Reunião de catequese em Alpedriz

Haverá reunião para os catequistas da paróquia de Alpedriz, no dia 4 (quinta-feira), às 21h00, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Esperança de Alpedriz.

Marinha Grande retoma celebrações com o povo

As últimas notícias e os números positivos da evolução da pandemia, associados ao bom tempo e às imagens do desconfinamento, deixam o nosso coração menos aflito. E é com enorme alegria que voltaremos a celebrar com a presença do povo de Deus.