Museu da Consolata com oficinas

Oficinas didáticas “A Natureza e o Desenho”

“A Natureza e o Desenho” é nome dado às oficinas didáticas que se realizarão nos dias 11 e 12 de abril no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima.

Destinadas às crianças dos 9 aos 13 anos, pretende-se ocupar parte do período de férias escolares com ações que visam sensibilizar o público para a arte, património e natureza. Caminhada aos Valinhos, jogos de descoberta, análise da flora e fauna da Serra D`Aire, diários gráficos, piqueniques, caça ao tesouro no Museu, são algumas das ações previstas para estas oficinas.

Prevê-se também que os trabalhos artísticos dos participantes estejam presentes na exposição temporária do dia 1 de junho, no âmbito do “Dia Mundial da Criança”.

Para participar é necessária marcação prévia através do telefone 249 539 470 até ao dia 9 de abril. Número limitado de vagas.

Oficinas de Danças do Mundo

No dia 13 de abril, sábado, às 21h00, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, irá receber o evento “DANÇAS SOLIDÁRIAS | Oficinas de Danças do Mundo“.

Este projeto, lançadoSusana Neves, membro do grupo de jovens “Voluntários para a Missão” dos Missionários da Consolata de Águas Santas, pretende angariar fundos para que a Missão Mgongo – Tanzânia” consiga construir um dormitório escolar para 150 crianças. Além disso, pretende-se comprar material escolar e ajudas para a alimentação.

A colaborar com Susana Neves, estará também Dulce Maurício que possui uma vasta experiência em danças tradicionais.

Criatividade, ritmo e exploração livre de movimento são o mote desta oficina de dança, mesmo para aqueles que nunca dançaram ou pensam que não o sabem.

O convite é para experimentar, aprender, mas acima de tudo, divertir-se e viajar através de diferentes danças do mundo, fazendo alusão às coleções do museu trazidas pelos Missionários da Consolata, provenientes de vários continentes.

Não é necessária marcação prévia. Aconselhável trazer roupa e calçado confortável.

Chá com Arte, com Filomena Amaral

No dia 13 de abril, sábado, pelas 16h00, o Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, realizará mais uma sessão do “Chá com Arte“, tendo como convidada especial a escritora Ana Filomena Amaral.

Após a degustação do chá de Aromas de Oureana e de biscoitos, num ambiente intimista, estaremos à conversa com Ana Filomena Amaral, conhecendo o seu percurso profissional, sendo já autora de onze livros, entre ficção e investigação histórica.

Nesta mesma tarde dar-se-á a conhecer o romance “O Diretor”, o primeiro da trilogia “Mãe Nossa”, dedicada aos problemas ambientais. O enredo deste livro parte do épico sumério de Gilgamesh, o qual é adaptado à realidade atual, sendo abordado a destruição dos oceanos, o genocídio dos Arménios, a corrupção ao mais alto nível e à ganância predadora que ameaça o planeta, passando pelo drama dos refugiados sírios, na perspetiva do que a Humanidade quer para o futuro e de que forma está a comprometê-lo.

A escritora apresentou a sua obra na biblioteca nacional russa, em Moscovo e em São Petersburgo, bem como na biblioteca nacional lituana, em Vilnius, em junho de 2017 e no Brasil, em São Paulo, em março de 2018.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria