Módulo interdisciplinar do Centro de Cultura já tem programa definido

Módulo interdisciplinar do Centro de Cultura já tem programa definido

O módulo interdisciplinar organizado pelo Centro de Cultura e Formação Cristã já tem os oradores definidos e o respetivo programa.

Programa

30 de maio
Deus e o Belo, por Sandra Bartolomeu
Quando Deus vai ao cinema. Diálogo com a sétima arte

6 de junho
O imaginário bíblico e o cristianismo como exegese, por Pedro Valinho Gomes
O que se aprende sobre Deus com os poetas?, por José Rui Teixeira

13 de junho
Deus dança? (ou: da fé que se expressa pelo e no corpo), por Paulo Duarte
As construções da fé (ou: da arquitetura litúrgica que diz a fé das pedras vivas), por Marco Daniel Duarte 

“Linguagens da fé” é o tema do módulo interdisciplinar organizado pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, que será dedicado à relação entre a arte e a espiritualidade cristã. Integrado no curso diocesano Bíblia e Teologia Cristã, mas aberto a todos os interessados no tema, o módulo interdisciplinar fecha o ano de formação com três encontros, nos dias 30 de maio, 06 e 13 de junho, que serão porta de entrada em várias das linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo.

A reflexão abrirá com a descoberta da beleza de Deus e a intuição de que a arte cristã é eco desse encontro, que é sempre simultaneamente busca e descoberta. Depois falar-se-á sobre a dança de Deus, sobre os poetas que dizem Deus, sobre a arquitetura que é louvor de pedras vivas e sobre o imaginário bíblico que transforma a fé cristã em exegese. A fé expressa-se por todos os poros do crente para ganhar espaço e comunicação e vida. Não sem dificuldade, que dizer Deus é balbuciar e tatear. «Que difícil não é criar um homem para deus», rezava Ruy Belo. Mas se algo tem a arte cristã a demonstrar é porventura que a proposta cristã representa uma revolução sem precedentes e de uma imensidão ainda inigualável.

Cartaz:

Site do CCFC:

formacao.leiria-fatima.pt

Agenda do CCFC:

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...