Mês das Missões na vigararia de Fátima

http://lefa.pt/?p=5603

O Serviço de Animação Missionária, como já vem sendo hábito e seguindo a ordem alfabética das vigararias da Diocese de Leiria-Fátima, desenvolveu um programa de animação missionária nas paróquias e em algumas das instituições da vigararia de Fátima, em colaboração com os respetivos párocos.

Na primeira semana de outubro, a equipa esteve presente na paróquia da Atouguia, onde participou nas Eucaristias dominicais e semanais, incluindo no Centro de Dia local, bem como na oração do Rosário. Entre outras ações de animação missionária, houve visita aos doentes e idosos em alguns lugares, sempre acompanhados pelo pessoal do Centro de Dia, e um convívio com idosos, em Pinhel.

Um momento importante foi, no domingo 8, Dia da Diocese, a celebração presidida por D. António Marto, na Sé de Leiria, em que três membros do grupo missionário Ondjoyetu receberam das mãos do Bispo as cruzes missionárias e a bênção para partirem em missão para Angola.

Na segunda semana, os missionários estiveram na paróquia de Santa Catarina da Serra. Celebram a Eucaristia no Vale Tacão, no Vale Sumo, na Loureira, em S. Guilherme e na Chainça, a que se seguia um encontro missionário. Fizeram também celebrações e animação no Centros de Dia da Loureira e no Centro Social de Santa Catarina. Momentos importantes foram os encontros com os vários anos da catequese.

O dia 15 foi marcante para a Andreia Pereira, uma jovem leiga missionária do grupo Ondjoyetu que estava prestes a partir em missão, quando a sua comunidade natal, em Turquel, rezou com ela e por ela.

O ponto alto do mês foi a Vigília Missionária Diocesana, que teve lugar na sexta-feira 20 de outubro, presidida por D. António Marto, estando presentes muitos religiosos e religiosas das comunidades de Fátima.

De 23 a 27, a equipa do Serviço de Animação Missionária esteve na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, na Gândara dos Olivais, e também na paróquia de São Mamede. Aqui, fez a oração do Terço e animação no Centro de Dia, tendo igualmente participado nas Eucaristias da comunidade paroquial, com a qual realizou um encontro alargado.

Na comunicação enviada ao PRESENTE, o padre Joaquim Domingos Luís, responsável do Serviço de Animação Missionária na Diocese agradece o acolhimento dos párocos e paroquianos das paróquias desta vigararia e “a todos os missionários e missionárias, religiosos e leigos, que deram a sua colaboração nos vários momentos de animação missionária”. Deixa, ainda, “um agradecimento especial à presença da Angelus TV na Vigília Missionária” e termina com o voto de que “este mês fortaleça em todos nós o entusiasmo missionário”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress