Mensagem do D. António Marto para a Quaresma

Mensagem do D. António Marto para a Quaresma

Já está publicada a Mensagem do Bispo D. António Marto para a Quaresma deste ano. Sob o tema “Renovar a nossa fisionomia e o nosso coração de cristãos”, o Cardeal contextualiza a sua carta desta forma: “a Quaresma vem de novo ao nosso encontro num momento em que nos sentimos abalados pelos escândalos dos abusos sobre menores cometidos na Igreja, preocupados com a onda crescente dos crimes de violência doméstica e inquietos com a exploração irresponsável do dom da criação”.

Também não deixa de aludir à mensagem do Santo Padre que “sublinha dois aspetos de premente atualidade, facilmente esquecidos ou descuidados: ‘a força destruidora do pecado’ e ‘a força sanadora do arrependimento e do perdão’”.

D. António, para além da realização do Retiro Popular, recomenda a iniciativa “24 horas para o Senhor”, a concretizar nos dias 29 e 30 de março, sexta-feira e sábado, ao cuidado das paróquias, vigararias e outras comunidades. Aproveitemos esta oportunidade para celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística.

Também chama a atenção para a importância da renúncia quaresmal cuja coleta “na nossa diocese será canalizada para a construção de um Lar para idosos – a Casa Betânia – na ilha do Príncipe, diocese de S. Tomé e Príncipe”, explicando que “é uma necessidade urgente, dada a situação dramática a que ali estão votados os idosos privados de condições mínimas para uma vida com dignidade”.

Finalmente, exorta à participação de todos os diocesanos, particularmente os jovens, na habitual peregrinação diocesana a Fátima no quinto domingo da quaresma, dia 7 de abril. “Este ano incluímos a memória deste pastorinho de Fátima, porque comemoramos o centenário da sua morte”, elucida.

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...