Meios de comunicação da Diocese mais unidos

http://lefa.pt/?p=1675

Pode dizer-se que foi frutuoso o encontro, no passado dia 15, que juntou cerca de 25 colaboradores de outros tantos meios de comunicação e redes sociais de informação eclesial na diocese de Leiria-Fátima.

Cumpriu-se o principal objetivo da iniciativa, “promover o conhecimento entre as pessoas envolvidas na missão de evangelizar pelos media na Diocese”, e deram-se passos concretos na prossecução do segundo, “encontrar vias práticas de colaboração e trabalho em rede”.

Uma das decisões nesse sentido foi a de ser criada uma plataforma digital para partilha de materiais informativos entre os membros do grupo, onde cada um colocará textos e imagens relativos à sua área de atuação e poderá pesquisar informações colocadas por outros que lhe possam ser úteis. A par disso, está a ser elaborada uma lista de contactos pessoais, que passará a significar a disponibilidade de todos para a colaboração que possa vir a ser solicitada pelo grupo.

Numa palavra de acolhimento e contextualização desta proposta, o Bispo diocesano, D. António Marto, sublinhou o “papel fundamental que a comunicação desempenha na missão evangelizadora da Igreja”. Nessa linha, “os media são, também, agentes da pastoral, espelho e fator da Igreja feita de pedras vivas, levando o Evangelho vivido mais perto do coração das pessoas”. Falando aos diretores, redatores e outros colaboradores de jornais, boletins, revistas, rádios, televisões e sítios online presentes na Diocese, uns de âmbito paroquial, outros diocesano ou mesmo regional e nacional, o Pastor manifestou o seu reconhecimento pelo trabalho que fazem e apontou a importância do trabalho em colaboração para aproveitar sinergias e melhorar a qualidade da oferta informativa aos destinatários. “Estamos ao serviço da «cultura do encontro», como diz o Papa, e devemos ser os primeiro a dar esse exemplo de solidariedade e entreajuda”, defendeu D. António Marto, lembrando “os atuais desafios de profissionalismo, de aproveitamento eficaz das novas tecnologias e de trabalho em rede” e apelando a que “sejamos dignos desta hora exigente que estamos a viver”.

O jornal PRESENTE assumiu a coordenação deste projeto, como um dos parceiros da rede que se pretende constituir. Assim, a equipa esteve toda no encontro, onde apresentou a sua linha editorial, o papel que desempenha ao nível diocesano, em coordenação com o Gabinete de Informação e Comunicação, e manifestou a sua inteira disponibilidade para dar e receber de todos, de modo a poder estar mais próximo dos serviços e comunidades e ajudar os meios locais ou regionais e estarem mais próximos da realidade da Diocese.

O principal deste encontro foi, no entanto, o diálogo e partilha de ideais, de onde saíram as decisões acima referidas e outras indicações de disponibilidade por parte de jornais, rádios e televisões para uma colaboração que poderá passar pelo uso de espaços “de antena” em meios parceiros. Este foi um primeiro passo de um caminho que se espera vir a consolidar, inclusive com a participação de alguns que não puderam estar presentes, mas já sinalizaram essa intenção.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress