Media da Igreja devem consolidar uma “marca” no papel e no digital

http://lefa.pt/?p=623

Cerca de meia centena de sócios da AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, entre os quais o jornal PRESENTE, estiveram reunidos em assembleia-geral, no passado dia 14 de fevereiro, em Fátima.

Um primeiro momento foi dedicado à formação sobre o tema “Papel ou Digital? No fim ganha a qualidade”. Dois jornalistas do Diário de Notícias, foram os convidados a desenvolver a resposta. Sendo ainda difícil de desenhar formas sustentáveis para os conteúdos online, o certo é que esse é um desafio para o jornalismo moderno, já que “é a resposta ao seu principal objetivo de tornar a informação credível, barata e acessível a todos”, afirmou Leonídio Ferreira, diretor adjunto daquela publicação. O importante será “criar uma marca, que se apresenta em papel e no digital com igual capacidade de fidelizar leitores nos diversos suportes”, sublinhou, apontando como desafios “garantir a qualidade e a identidade do produto” e, por outro lado, “conseguir gerar receitas, pois esse serviço não poderá ser gratuito para ser sustentável”.

Na mesma linha, Helena Tecedeiro, editora adjunta para o digital, alertou para a necessidade de manter a qualidade informativa “num meio que exige imediatismo de resposta”, referindo que essa poderá ser uma vantagem para os jornais não diários, como são a maioria dos sócios da AIC, “pelos diferentes ritmos que podem ter na atualização diária online e na edição semanal ou mensal no papel”. Também o seu âmbito regional é uma mais-valia, já que “os jornais nacionais pouco falam da realidade local, o que lhe deixa um enorme manancial a explorar”, considerou.

Importante é que estejam presentes no digital, pois essa é uma exigência para chegarem a novos públicos e garantirem o futuro, uma conclusão corroborada pela direção da AIC e por vários dos títulos presentes.

 

Congresso em outubro

A sessão serviu ainda para aprovação das contas de 2013 e orçamento e plano de atividades para 2014. Um dos ponto em destaque foi o agendamento do IX Congresso da AIC para os dias 23 a 25 de outubro deste ano, a decorrer em São Bento da Porta Aberta, em Braga.

Em debate esteve ainda o apoio negociado com os CTT para descontos no envio de publicações, estranhando-se que alguns associados não usem esta vantagem económica direta e sem qualquer contrapartida.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress