Marinha Grande. Agrupamento 36 no rumo dos Picos de Europa

Marinha Grande. Agrupamento 36 no rumo dos Picos de Europa

Os escuteiros da Marinha Grande estiveram durante oito dias acampados com cerca de 70 elementos nos Picos de Europa, no Norte de Espanha. As particularidades da região permitiram aos jovens enfrentar medos e desafios, tirando o maior partido do que estas montanhas têm para oferecer. 

Este projeto foi iniciado em 2016, procurando-se que todo Agrupamento fosse envolvido na sua preparação e enriquecimento, desde a escolha  do local à construção das equipas, incluindo ainda a criação de insígnia e do hino. Sob o imaginário da Descoberta de Pelayo, Rei das Astúrias, os participantes constituíram 6 equipas com elementos de diferentes faixas etárias, às quais deram nomes de famílias tradicionais Asturianas, dando uso ao seu brasão e trajes baseados nos tradicionais. 

O programa global, concretizado em Agrupamento, continha uma temática diária própria com um imaginário a viver, um santo a louvar e indumentária própria a vestir.

Com o objetivo de reconstruir o escudo do Rei, representando a “Cruz da Vitória”, houve oportunidade para explorar os jogos tradicionais das Astúrias; visitar Covadonga e os seus Lagos; visitar a catedral de Oviedo; descer o Rio Sella, em canoa; e participar na celebração do Dia da Assunção de Nª Senhora. Para além destas, contou-se ainda com dois dias em secção, onde os escuteiros foram desafiados a realizar percursos de canyoning, a realizar hikes pelas montanhas, a visitar museus e grutas, a conquistar vias ferratas, pontes himalaias e slides. 

Para além da natureza e paisagens, um dos muitos pontos altos desta aventura foi a celebração da eucaristia no Santuário de Covadonga. Ali foi oferecido um terço à Virgem de Covadonga, construído pelos elementos do Agrupamento, que continha elementos em vidro, feitos por um mestre vidreiro da Marinha Grande. 

Os jovens escuteiros descrevem a semana como uma experiência incrível, quer a nível de atividades vividas ao abrigo das montanhas, quer pelo fortalecimento do espírito de união e crescimento do Agrupamento.

CNE Leiria-Fátima
CNE Leiria-Fátima
Secretaria Regional de Comunicação e Imagem CNE Junta Regional de Leiria-Fátima
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.