Mais de 900 escuteiros celebraram os patronos

http://lefa.pt/?p=1931

S. Francisco de Assis, S. Tiago Maior e S. Pedro, patronos das secções dos escuteiros, foram lembrados com três atividades regionais – os Acapatronos, que decorreram em simultâneo, no Entroncamento, na Praia do Pedrógão e em Alvados, durante o fim de semana prolongado de 23, 24 e 25 de abril. Participaram no total 959 escuteiros (Lobitos, Exploradores e Pioneiros).

No Entroncamento, estiveram 256 Lobitos (os escuteiros mais novos), a comemorar a vida de S. Francisco de Assis. Os escuteiros partiram de Caxarias, de comboio, até à estação do Entroncamento. Durante os três dias realizaram vários jogos pela cidade, visitaram o Quartel do Exército e conheceram a vida de S. Francisco.

2016-04-26 cne2A praia do Pedrógão foi o local escolhido para 397 Exploradores viverem a vida de S. Tiago Maior, patrono da II.ª Secção. Durante os três dias, os escuteiros, vindos de todos os cantos da diocese, organizaram-se em povos e lutaram para encontrar um “tesouro”, fizeram jogos na praia e uma caminhada que durou todo o domingo.

2016-04-26 cne3

Já os Pioneiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos), tiveram um desafio mais exigente. O local da atividade – o Centro de Atividades ao Ar Livre de Alvados, em Porto de Mós – só foi alcançado no segundo dia. Os escuteiros foram divididos em três grupos, que começaram a atividade em três locais distintos: a Sé de Leiria, Maceira, e Ourém. A partir desses locais puseram-se ao caminho, com todo o material às costas, e dormiram a primeira noite em locais intermédios: Reguengo do Fetal, Pedreiras e junto do cemitério de São Mamede, respetivamente. No segundo dia, pegaram nas mochilas e continuaram o caminho até Alvados, onde se encontraram os 306 escuteiros que estiveram presentes na atividade que celebrou a vida de S. Pedro.

A IV.ª secção, dos Caminheiros (escuteiros mais velhos), comemora o patrono, S. Paulo, em dezembro, com a atividade “Caminhos”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress