Lobitos da Cruz da Areia à descoberta de São Francisco

Lobitos da Cruz da Areia à descoberta de São Francisco

No passado dia 2 de fevereiro, a alcateia do agrupamento 776 da Cruz da Areia, foi ao Convento da Portela em Leiria, para conhecerem melhor São Francisco, o patrono dos lobitos. Foram acolhidos por dois jovens, também escuteiros, que estão em Leiria a estudar e a preparar-se para serem frades: o Rui, de Viseu, e o Tiago, da Madeira.

Os lobitos foram desafiados a encontrar e completar um puzzle de São Francisco. Esta atividade foi desenvolvida em diversos espaços, por forma a poderem explorar o espaço onde estavam. De seguida, conversaram animadamente com o chefe Rui sobre a vida de São Francisco. Retiveram, entre outras, a mensagem de que “São Francisco é muito importante para a natureza.”

Na visita à Igreja, depararam-se com as estátuas de Santo António e de S. Francisco, tendo sido questionados e esclarecidos acerca de qual deles é o patrono dos lobitos. A visita guiada à mata anexa ao convento foi um dos momentos altos da atividade pois, segundo nos disse um lobito, “na mata encontrámos uma gruta, e no regresso para o convento, encontrámos um coelho bravo”, dando assim um momento extra de contacto com a “irmã natureza”, que está profundamente associada a São Francisco,  patrono dos lobitos, e também foi declarado em 1979, patrono da ecologia.

Um pouco mais tarde, o Tiago e o Rui lançaram o desafio de contarem o total de imagens de São Francisco que estavam no caminho do convento até à Igreja. O Bando Branco contou 14, o Cinzento 16, o Preto 18, o Castanho 17 e o Bando Ruivo 18.

No final, a Alcateia saiu do Convento da Portela mais conhecedora acerca da vida de São Francisco e agradeceu ao Rui e ao Tiago a simpatia e generosidade. Sabemos que seremos sempre bem vindos e “da melhor vontade”.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria