Lobitos da Cruz da Areia à descoberta de São Francisco

http://lefa.pt/?p=9475

No passado dia 2 de fevereiro, a alcateia do agrupamento 776 da Cruz da Areia, foi ao Convento da Portela em Leiria, para conhecerem melhor São Francisco, o patrono dos lobitos. Foram acolhidos por dois jovens, também escuteiros, que estão em Leiria a estudar e a preparar-se para serem frades: o Rui, de Viseu, e o Tiago, da Madeira.

Os lobitos foram desafiados a encontrar e completar um puzzle de São Francisco. Esta atividade foi desenvolvida em diversos espaços, por forma a poderem explorar o espaço onde estavam. De seguida, conversaram animadamente com o chefe Rui sobre a vida de São Francisco. Retiveram, entre outras, a mensagem de que “São Francisco é muito importante para a natureza.”

Na visita à Igreja, depararam-se com as estátuas de Santo António e de S. Francisco, tendo sido questionados e esclarecidos acerca de qual deles é o patrono dos lobitos. A visita guiada à mata anexa ao convento foi um dos momentos altos da atividade pois, segundo nos disse um lobito, “na mata encontrámos uma gruta, e no regresso para o convento, encontrámos um coelho bravo”, dando assim um momento extra de contacto com a “irmã natureza”, que está profundamente associada a São Francisco,  patrono dos lobitos, e também foi declarado em 1979, patrono da ecologia.

Um pouco mais tarde, o Tiago e o Rui lançaram o desafio de contarem o total de imagens de São Francisco que estavam no caminho do convento até à Igreja. O Bando Branco contou 14, o Cinzento 16, o Preto 18, o Castanho 17 e o Bando Ruivo 18.

No final, a Alcateia saiu do Convento da Portela mais conhecedora acerca da vida de São Francisco e agradeceu ao Rui e ao Tiago a simpatia e generosidade. Sabemos que seremos sempre bem vindos e “da melhor vontade”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress