Livro oferece viagem à história leiriense dos séculos XVI ao XX

http://lefa.pt/?p=6799

Saúl Gomes apresentou, no passado dia 26 de maio, na Fundação Caixa de Crédito de Leiria, o livro “Leiria: cidade e diocese (1545-1918). Documentos fundacionais”, que recolhe as bulas de criação da Diocese de Leiria, em 1545, da extinção, em 1881, e da restauração, em 1918, bem como outros documentos relativos a elevação de Leiria a cidade e à diocese.

Antecede a documentação um estudo deste investigador, que enquadra historicamente toda a documentação. A obra foi patrocinada por Ricardo Charters D’Azevedo, apoiada por várias entidades, entre as quais a Diocese de Leiria-Fátima, e editada pela Textiverso, gerida por Carlos Fernandes.

Na sessão de apresentação, além dos editor, patrocinador e autor, estiveram presentes o bispo D. António Marto, o presidente da Câmara Municipal, Raúl Castro, a diretora do Arquivo Distrital, Paula Cândido, e o presidente da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, José Cunha, e dezenas de pessoas. As diferentes personalidades, nas respetivas intervenções, agradeceram a publicação e sublinharam o seu significado para o conhecimento da história e identidade de Leiria, incentivando a leitura e o aparecimento de obras semelhantes.

D. António Marto manifestou a sua satisfação pela obra publicada e afirmou que ela é, não só um conjunto de documentos, mas também um autêntico monumento que permite uma viagem à memória e à história de Leiria como diocese e cidade. E sublinhou que, quando se perde a memória, perdem-se também as referências da própria identidade. Daí a importância de uma obra como esta.

O autor da recolha, tradução e estudo dos documentos, Saúl Gomes, referiu que a Diocese e a cidade de Leiria surgiram juntas e que aquela nasceu de um ato de fé e do desejo da proximidade do bispo em relação à população dos fiéis católicos e que foram os bispos que deram à cidade a fisionomia que tem hoje: com uma praça, bairros, monumentos. A propósito da restauração, afirmou que só uma população com uma consciência forte da sua identidade luta pela defesa e restauração da sua diocese, como aconteceu com os católicos de Leiria.

Ciente da importância desta obra para o conhecimento das suas origens, do passado histórico e da sua identidade, a Diocese de Leiria-Fátima vai oferecer um exemplar a cada uma das suas paróquias e principais instituições diocesanas.

P. Jorge Guarda

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress