Juventude Operária Católica canta as janeiras na Marinha Grande

Juventude Operária Católica canta as janeiras na Marinha Grande

Nos dias 3 e 4 de janeiro, um grupo composto por duas dezenas de pessoas, na sua maioria jovens afectos ao movimento da Juventude Operária Católica (JOC), fez ecoar, pelas noites frias da Marinha Grande, as suas vozes com cânticos alusivos às janeiras, tradição portuguesa que consiste no cantar de músicas pelas ruas anunciando o nascimento de Jesus Cristo e desejando um feliz ano novo. Fizeram-no pelo 11º ano consecutivo, perpetuando assim uma dinâmica a que deram início decorria o ano de 2009. 

Por duas noites consecutivas, palmilharam quilómetros, levando alegria e votos de um próspero ano a quem se dispôs a abrir-lhes a porta mesmo quando as temperaturas baixas que se faziam sentir no exterior pouco convidavam a isso. 

A iniciativa de reavivar as janeiras, enquanto tradição de proximidade entre gentes de uma comunidade, vai ao encontro dos valores que alicerçam este movimento de jovens católicos, e que lhes serve de motivação extra para dar continuidade a uma prática que promove uma inestimável partilha intergeracional.

Um bem-haja a todos os que acolheram os jocistas de forma calorosa!

Juventude Operária Católica canta as janeiras na Marinha Grande
Inês Moreira
Inês Moreira
Juventude Operária Católica
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Canções de Natal na Marinha Grande

Ao longo de uma hora e meia, todos presentes puderam escutar diversas canções, proclamações de passagens bíblicas e declamações de poemas relacionados com a quadra natalícia.