Jovens dos Pousos cooperam com jovens reclusos em dia de batismos

Jovens dos Pousos cooperam com jovens reclusos em dia de batismos

A atividade de fevereiro do Grupo de Jovens dos Pousos foi realizada bem perto de nós, com gente da nossa faixa etária, mas longe, muito longe da realidade de alguns de nós: na Prisão Escola de Leiria.

Alguns jovens reclusos estiveram a ser preparados para o Batismo e para a Confirmação (Crisma) ao longo de alguns meses, e nós tivemos o privilégio de animar a celebração através do canto e do toque de diversos instrumentos musicais. A celebração foi presidida pelo nosso Bispo (e Cardeal), D. António.

Fica a recordação de uma jornada única nas nossas vidas, mas que acolheremos se se repetir. É muito gratificante o encontro com os reclusos, com os seus (poucos) familiares presentes, com voluntários e visitadores regulares… Tudo é muito simples, mas tudo é cuidadosamente acolhido. O vestir, o calçar, o estar ou ler, a merenda oferecida, são exemplos do que nos está na memória.

Da nossa parte preparámos os cânticos, com temas perfeitamente bem relacionados com o acontecimento, e a partir daquilo que foi a nossa própria celebração da Confirmação, há um e dois anos atrás; levámos à prisão o que somos na comunidade. E acrescentámos um postal com uma mensagem, e uma pulseira de motivo religioso. De lá recebemos afeto, gratidão e uma planta aromática.

O texto da nossa mensagem é o seguinte:

“A prisão não são só grades nem a liberdade é só na rua!

A liberdade é poder rir e chorar quando houver vontade. É escolher entre o “sim” e o “não”, sempre que houverem opções a tomar. É continuares a investir em ti…, independentemente do lugar onde te encontrares.

Hoje é um desses dias! Tivestes a liberdade de dizer SIM a este percurso para o Batismo e/ou para a Confirmação. Também nós tivemos a liberdade e o privilégio de dizer SIM para estar contigo hoje. Podes ter a certeza que vais ficar marcado positivamente nas nossas vidas, só porque a vida resolveu proporcionar-nos esta experiência.

Escrito pelo Grupo de Jovens dos Pousos

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...