Jovens da Vigararia de Ourém e D. António Marto abraçam Jesus na oração

Jovens da Vigararia de Ourém e D. António Marto abraçam Jesus na oração

Nesta semana em que inicia a quaresma, cerca de uma centena de jovens de várias paróquias da vigararia de Ourém trocaram alguns momentos de descanso ou de diversão para partilhar com o nosso Bispo, um momento de oração. O local escolhido foi a igreja paroquial do Olival, e num ambiente de silêncio e verdadeiro encontro com Cristo, D. António falou aos jovens. 

Falou-lhes das interrogações que os levam a descobrir a sua missão no mundo e na vida, e lançou-lhes também alguns desafios.

A missão e o caminho de cada um é um trabalho para toda a vida, e nem sempre fácil de descobrir. Em resposta à pergunta “Como é que eu vou saber a que missão Deus me chama?” o nosso Bispo partilhou com os jovens que esta descoberta lhes é dada através da escuta da Palavra, da oração e do diálogo com Jesus. 

Jesus tal como podemos contemplar no “ícone da amizade”, que ocupou um lugar de destaque na nossa oração, está sempre ao lado de cada um, como um amigo que nos abraça em todos os momentos. “É preciso escutar com o coração e dialogar com Ele na oração, falar-lhe como se fala com um amigo com quem se partilham as alegrias, os fracassos os desânimos e até as revoltas, tudo isso faz parte da oração. E Ele escuta.”

Parar, Escutar, Olhar e Avançar

Das palavras que D. António partilhou com os jovens destacam-se o Parar, Escutar, Olhar e Avançar. Parar para ter tempo para estar com Jesus e escutá-lo com o coração, olhando cada um para o seu interior, olhado à sua volta e para o rodeia, não só com o olhar humano, mas com o olhar de Jesus. Esse que não vê só o que está mal, mas também tudo o que é positivo e o que de belo Deus realiza em nós, e avançar, progredindo na vida humana, nas qualidades e na fé.

No altar foi também colocada a caixa com as cartas onde cada jovem partilhou com Deus o que vai no seu coração, entregando tudo nas Suas mãos.

O nosso Bispo lançou-lhes também o desafio: “não tenhas medo de Jesus. Jesus não tira nada à tua vida, dá-te o que tem de melhor e de mais belo, para que tenhas uma vida boa e bela. Não tenhas medo de Jesus, confia em Jesus, e confia-te a Ele.” Disse-lhes ainda: “ Jesus conta também com cada um de vocês, para que sejam capazes de levar esta mensagem de confiança, de esperança, de segurança, de serenidade e de paz. De confiança na vida.”

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Célia Silva
Célia Silva
Vigararia de Ourém.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

D. António Marto reuniu-se com os vigários

Sem prejuízo das orientações pastorais e administrativas comuns que o bispo diocesano venha a definir, salientou-se a necessidade de que os párocos trabalhem com os seus conselhos económicos e pastorais, procurando discernir juntos.