Jornadas Internacionais “As Crianças, a morte e o luto” adiadas para outubro

Jornadas Internacionais “As Crianças, a morte e o luto” adiadas para outubro

Iniciativa está reagendada para o período de 8 a 11 de outubro, no Santuário de Fátima 

O Santuário de Fátima decidiu adiar as Jornadas Internacionais “As crianças, a morte e o luto”, previstas inicialmente para o próximo mês de maio, de 7 a 10, na sequência dos recentes desenvolvimentos e evoluções na epidemia por Covid-19, seguindo de forma responsável, as recomendações das autoridades de saúde e, assim, protegendo as vidas de todos.

A nova data, de 8 a 11 de outubro, foi escolhida tendo por base a proximidade da peregrinação de outubro, tal como acontecia em maio, num ano particularmente importante para o Santuário, quando se faz memória do centenário da morte de Santa Jacinta Marto, a mais jovem santa não mártir da Igreja.

A decisão foi tomada no âmbito do Grupo de Trabalho que está a preparar as Jornadas, que decidiu igualmente manter o programa, na sua essência, inalterado, embora possam verificar-se alguns ajustamentos em face deste adiamento.

A iniciativa, que está a ser desenvolvida por um Grupo de Trabalho nacional composto por especialistas, respeitando as áreas de reflexão propostas- Saúde, Educação e Pastoral – pretende, no contexto do centenário da morte dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto –, propor à sociedade portuguesa um processo de reflexão sobre a morte das crianças, as crianças em luto e o luto pelas crianças.

Temas como o estatuto sociocultural da morte e do morrer, a incompetência social e individual para a perda, os comportamentos de risco, o tratamento mediático da morte das crianças bem como a resposta que cada indivíduo dá a esta experiência da morte, da perda e do luto, serão temas em debate nas Jornadas Internacionais, que se realizarão na Cova da iria no próximo mês de outubro.

As inscrições, cujo prazo de abertura se iniciaria hoje, ficam assim adiadas devendo ser consultada a página on line , onde será disponibilizada toda a informação relevante sobre estas jornadas.

As Jornadas Internacionais, que decorrerão em vários espaços físicos do Santuário, procurarão promover um olhar global sobre esta realidade multifacetada, que exige uma aproximação multidisciplinar, e envolverão momentos formativos, com conferências em sessões plenárias e mesas redondas, em sessões paralelas, bem como workshops temáticos sobre as boas práticas já existentes em Portugal e alguns momentos de carácter cultural que projetarão a temática através das diferentes expressões artísticas, incluindo as artes performativas.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Peregrinação de Maio vai realizar-se sem a presença física dos peregrinos

“Não se peregrina só a pé e com os pés ou com a deslocação física. Também se peregrina com a mente e o coração, quer dizer, fazendo uma peregrinação interior na busca de luz e de verdade, de regeneração e de cura, de conforto espiritual e de paz, no encontro do peregrino consigo mesmo, com a Mãe celeste e com o mistério de Deus, para continuar a caminhar com a força da esperança!” esclarece.