Jornada solidária de homenagem a Rita Pereira

http://lefa.pt/?p=6793

“Rita Pereira Homenagem” é o nome dado um programa que preencherá parte do próximo dia 3 de junho e que incluirá Missa, inauguração de um espaço com o nome da artista e um concerto solidário.

A iniciativa partiu de um grupo de familiares e amigos de Rita Pereira, falecida a 15 de fevereiro deste ano, aos 35 anos de idade, e pretende “fazer memória e homenagear a sua vida, ligada à arte e em concreto à música, como professora e maestrina”.

Recordamos que Rita Pereira, apesar de ter partido muito jovem, deu um contributo importantíssimo para o desenvolvimento da formação e execução da música sacra, na liturgia e não só, tanto na sua paróquia como em diversos corais da Diocese. A sua presença na direção do coral da Sé e do Santuário de Fátima, durante alguns anos, são exemplo do seu profissionalismo e dedicação, sempre marcardos pelo testemunho de uma fé que nem a doença abalou.

O programa desta merecida homenagem terá início às 10h00, com a Missa na igreja da Barreira, sua paróquia natal e de residência.

Às 11h30, terá lugar a inauguração do Centro Cultural Rita Pereira, na mesma freguesia. Localizado na antiga escola primária dos Andreus, este espaço terá como missão o desenvolvimento cultural e musical da comunidade, funcionando também como sala de ensaio do Coro Ninfas do Lis, que atuará na ocasião.

Às 16h00, o Teatro José Lúcio da Silva, na cidade de Leiria, acolhe um concerto solidário, cuja receita reverterá para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. No espetáculo participarão alguns dos projetos musicais e de formação a que Rita Pereira esteve ligada: Grupo Coral AdesbaChorus, Grupo Coral AdesbaCapella, Academia de Música de Alcobaça, Coro do Santuário de Fátima, Coro do Centro (LPCC-NRC), Escola das Artes UCP/Porto, Grupo Coral do Ateneu de Leiria, Grupo Coralis de Leiria, Manuela Moniz, Orfeão de Leiria, SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.

A organização é do AdesbaChorus e do AdesbaCapella, corais da paróquia da Barreira, contando com os apoios da Câmara Municipal de Leiria, da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e do Teatro José Lúcio da Silva.

Os bilhetes para o concerto solidário, no valor de 5 euros, devem ser adquiridos no Teatro José Lúcio da Silva. Para mais informações: adesbachorus@gmail.com ou 244829192.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress