JOC prepara campanha contra o desemprego

http://lefa.pt/?p=243

 

A Juventude Operária Católica (JOC) de Leiria-Fátima reuniu-se em assembleia diocesana, nos dias 5 e 6 de outubro, para definir o plano de ação para o próximo triénio.

Realizada em Pataias, esta assembleia decidiu apostar na expansão do movimento na diocese, na consolidação dos grupos existentes e no aprofundamento da dimensão da Fé, tendo como especial preocupação o desemprego jovem em Portugal.

Entre as linhas orientadoras, os jovens apontam como principal preocupação o elevado índice de desemprego jovem e as consequências para os jovens do desemprego na sua globalidade. “Uma das prioridades para o próximo triénio é o desenvolvimento de uma campanha nacional contra o desemprego, que terá lugar de janeiro de 2014 a agosto 2015”, diz Rita Moreira, membro do movimento.

Com intenção de “sensibilizar a sociedade em geral para esta problemática e, em conjunto com outras pessoas e organizações, procurar alternativas e soluções”, a campanha terá caráter nacional “mas será vivida localmente”, explica Rita Moreira.

No plano de ação traçado foram ainda definidas como prioridades diocesanas a aposta na expansão do movimento na diocese, através da constituição de novos grupos, e na consolidação dos grupos existentes. O movimento pretende ainda trabalhar “no aprofundamento da dimensão da Fé, através da formação dos jovens do movimento”.

Para 2014, foram ainda definidas atividades pontuais, das quais se destacam a “celebração do Natal, o cantar das Janeiras, a comemoração do 1.º de Maio, encontros  de formação e um acampamento de verão”.

A Assembleia Diocesana teve como diretrizes as linhas orientadoras que saíram da Assembleia Nacional, realizada em agosto de 2013, na Figueira da Foz.

A este propósito, recorde-se que no decorrer da última assembleia nacional as principias preocupações assinaladas prenderam-se com o desemprego jovem e a vida familiar e em sociedade.

 

A caminho do quinto grupo de jovens

A JOC reiniciou na diocese de Leiria-Fátima em 1992, após um período de interregno que se iniciou na década 80. Desde então, tem desenvolvido uma atividade contínua, envolvendo diferentes gerações de jovens.

Hoje, o movimento conta com um grupo de militantes que “com a colaboração de alguns animadores adultos, do assistente diocesano e também de algumas religiosas chegam a outros jovens que estão a iniciar o seu percurso na JOC”, refere Rita Moreira, ao explicar que “atualmente são quatro os grupos de jovens em iniciação, sedeados na Marinha Grande, Marrazes e Picassinos, estando abertas as condições para a criação, a curto prazo, de um outro grupo”. A JOC tem procurado chegar aos “jovens que estão afastados da Igreja, concretizando desta forma o seu papel missionário de anunciar Jesus Cristo”. Reúnem-se com uma periodicidade quinzenal.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress