Instituições e envio missionário no aniversário da dedicação da Catedral

http://lefa.pt/?p=3246

O bispo D. António Marto presidirá à celebração eucarística da solenidade da dedicação da Sé de Leiria, no próximo dia 13 de julho, segunda-feira, às 19h15. Nela haverá a instituição no ministério de leitor dos seminaristas Eduardo Caseiro, da paróquia da Barreira, e Dany Gil, da Atouguia (Ourém), e, no ministério de acólito, do seminarista António Cardoso, de Benfica do Ribatejo (Santarém).

No mesmo ato litúrgico, o bispo anunciará o tema e os objetivos para o biénio pastoral mariano, que terá início em setembro próximo, e fará o rito de envio do grupo missionário Ondjoyetu, constituído por 7 elementos, incluindo o padre David Nogueira Ferreira, que irá desenvolver atividade caritativa e apostólica no Alentejo, na Paróquia de Santo André, da diocese de Beja, de 1 a 9 de agosto próximo.

A participação nesta celebração ajuda a avivar e alimentar a consciência da Igreja diocesana reunida à volta do seu Bispo. Torna-se ainda ocasião de apoio aos seminaristas que vão ser instituídos e aos outros, na sua vocação para o ministério presbiteral, e de consciencialização de que toda a Igreja é enviada em missão para testemunhar o amor de Deus por cada homem e partilhar o dom da fé. É igualmente ato de agradecimento a Deus pelo dom destas vocações e prece para que o chamamento chegue também a outros e neles encontre acolhimento positivo.

 

Os ministérios de leitor e acólito

A instituição no ministério de leitor confere a quem o recebe a tarefa oficial de serviço no âmbito do anúncio e do ensino da Palavra de Deus na liturgia, na catequese e noutras circunstâncias. Já o acólito, exerce funções ligadas ao altar e também à distribuição da sagrada comunhão aos fiéis. As instituições referidas constituem os primeiros passos no caminho que conduz progressivamente quem é chamado à entrega da sua vida para o serviço do povo de Deus. As funções destes ministérios podem ser confiados a fiéis leigos, todavia, na prática, só o recebem os jovens ou adultos orientados para a ordenação de diácono ou sacerdote. Há, no entanto, hoje muitos cristãos leigos que, sem qualquer instituição, desempenham na Igreja tarefas de difusão, testemunho e proclamação da palavra divina, de serviço ao altar e de distribuição da comunhão eucarística, levando-a também aos doentes.

 

A dedicação da catedral

A dedicação de uma igreja é a celebração mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas. O aniversário deste ato é celebrado, na própria catedral, como solenidade, e nas outras igrejas da diocese, como festa, em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do povo de Deus. A igreja catedral tem grande significado simbólico. Nela está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. Por isso, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a catedral. A celebração do aniversário da dedicação contribui para melhor realçar a importância e dignidade da Igreja particular ou Diocese e para inculcar nos fiéis a veneração pela sua igreja mãe.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress