Igreja da Ortigosa está como nova e tem data de inauguração marcada

Igreja da Ortigosa está como nova e tem data de inauguração marcada

No dia 1 de novembro, a igreja paroquial de Ortigosa reabriu as suas portas após seis semanas de intensas obras de requalificação e restauro do seu interior.

Devido ao estado de deterioração em que se encontrava o interior da igreja e de acordo com o parecer técnico do Departamento do Património da Diocese de Leiria-Fátima, a Comissão da referida igreja decidiu intervir de modo a salvaguardar o património edificado.

Entre as principais intervenções realizadas, destaca-se o barramento e pintura das paredes e do tecto e o polimento das cantarias existentes nas portas e janelões, do arco cruzeiro e ainda dos arcos do coro alto, aproximando-os na medida do possível da sua primitiva feição. Ao nível do pavimento, foi substituído o antigo taco de madeira e aplicado um sistema de aquecimento radiante, indo ao encontro das necessidades dos paroquianos. Aproveitou-se a ocasião para melhorar também o sistema eléctrico e a iluminação, embutindo os cabos existentes nas paredes e substituindo os projectores por “led”. Foram ainda reforçados os barrotes e vigas que sustentam a placa do tecto e o telhado.

Segundo nota enviada pela Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa, “estes melhoramentos acentuam a identidade e traça original da Igreja, dotando-a ao mesmo tempo de melhores condições e maior conforto a todos os que a visitam”.

A cerimónia de inauguração está agendada para o dia 24 de novembro, domingo, pelas 11h00, com o seguinte programa: recepção às entidades convidadas e paroquianos, descerramento de lápide, bênção e missa solene presidida pelo Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda.

Recorde-se que a actual igreja, classificada como património de interesse concelhio, foi construída no século XIX, no local da primitiva ermida datada de 1610 sob invocação de Santo Amaro.

Igreja da Ortigosa está como nova e tem data de inauguração marcada
GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.