Homilia do D. António Marto: a solução para um mundo que está a dar sinais de envelhecimento espiritual

Homilia do D. António Marto: a solução para um mundo que está a dar sinais de envelhecimento espiritual

O Bispo da diocese de Leiria-Fátima, na homilia que hoje fez na Missa celebrada no Santuário de Fátima, convidou o presentes a acreditarem na mudança que o perdão proporciona. Diante de milhares de peregrinos vindos dos quatro cantos da Diocese em dia de peregrinação anual, o Cardeal citou o Papa Francisco nestes termos: “nós podemos fazer-Lhe trinta por uma linha, mas Ele continua a amar-nos e salvar-nos”. A afirmação serviu para explicar o episódio do evangelho de hoje em que Jesus era colocado frente a frente com a mulher adúltera que todos queriam apedrejar.

D. António explicou que este trecho do evangelho pretende evidenciar que “no centro deste encontro não está o nosso pecado e a nossa miséria; no centro estão a infinita bondade e ternura de Deus, a sua misericórdia e o seu perdão, que abrem a porta da esperança quando tudo parece perdido”. No final, com as palavras de Jesus “esta mulher saboreia agora uma paz que ela nunca tinha imaginado que fosse possível: a paz do perdão, da misericórdia que a salva na sua humanidade e dignidade, que lhe abre a esperança de uma vida nova e de novo futuro”.

O Bispo de Leiria-Fátima diz que este encontro da mulher adúltera com Jesus “representa a experiência de cada um de nós no nosso encontro com Cristo hoje”, e nele “podemos ler como somos preciosos aos olhos de Deus”. “Ele é Pai e olha-nos sempre e antes de mais como filhos mesmo sendo nós pecadores; temos um nome próprio e não nos identifica com o mal que cometemos, como a dizer-nos: Tu vales mais, infinitamente mais do que o teu pecado”, desenvolveu.

No final da homilia, o Cardeal indicou o desafio para a missão de cada cristão, de cada um dos presentes:  “o nosso mundo, a nossa sociedade e a nossa cultura estão a dar sinais de envelhecimento espiritual”; por isso “têm imensa necessidade desta esperança de renovação”.

A Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário da Cova da Iria teve como pano de fundo a comemoração do centenário da morte de São Francisco Marto.O texto integral da homilia pode ler-se aqui: http://leiria.cc/H7abr19

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria