Há 35 anos, Bajouca inaugurou três edifícios que marcam a comunidade

http://lefa.pt/?p=17767

Foi há 35 anos que a freguesia da Bajouca, viveu um dos dias mais importantes da sua história. A 20 de maio de 1984 foram inauguradas três obras muito importantes para esta terra: igreja, sede da Junta de Freguesia e infantário.

Foi um dia inesquecível em que tivemos connosco centenas de pessoas e que a comunicação social da altura noticiou e acompanhou com muito interesse. Numa das fotos desse dia podem ver-se os microfones da Rádio Renascença e as câmaras da RTP. É bom lembrar que ainda estamos no tempo que em Portugal só havia dois canais de televisão.

Além dos muitos amigos e entidades de vários quadrantes tivemos a presença da então Ministra da Solidariedade, Leonor Beleza, do bispo D. Américo Henriques, que presidiu à celebração e procedeu à bênção da nova igreja em representação do então bispo da diocese de Leiria, D. Alberto Cosme do Amaral.

Alguns dos padres naturais da freguesia, o então Vigário Geral da Diocese, padre Henrique, o padre Carlos Silva, que dirigiu o grupo coral, o padre Manuel Lopes da Silva e o padre Virgílio Crespo, párocos da freguesia, e outros que se quiseram associar a este dia tão importante para a nossa comunidade.

Alguns apontamentos deste dia

Depois de uma semana de sol radiante este dia amanheceu chuvoso o que obrigou a muitas mudanças de última hora.

Toda a celebração foi transmitida em direto pela Rádio Renascença o que obrigou à montagem de linhas telefónicas e um estúdio de rádio dentro da igreja… A internet estava a muitos anos de distância.

Os cânticos da Missa foram ensaiados pelo padre Carlos Silva, que orientou o coro durante toda a celebração.

Depois da Missa a chuva parou o que permitiu que a inauguração da sede da Junta e infantário decorressem sem qualquer imprevisto.

O almoço foi feijoada para toda a gente.

O programa de variedades programado para o dia incluía atuação de ranchos na rua e o restante no salão. À tarde a chuva voltou e complicou… O salão estava tão cheio que quase era impossível os artistas passarem. Gerou-se alguma confusão entre Artur Santos, responsável pela Rancho da Região de Leiria e repórter da RTP, e Alberto Santos, correspondente da RR, em Leiria, que ia apresentar o resto do espetáculo.

Tudo se resolveu em paz e foi um espetáculo memorável, em que se destacou o “artista” da altura: Fernando Pedro.

Foi mais um ponto que tornou este dia inesquecível para quantos o viveram e o ajudaram a preparar e que ainda hoje chamamos com toda a razão “um dos dias mais importantes da história da freguesia da Bajouca”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress