Guias da região escutista de Leiria-Fátima preparam-se para o Acareg

http://lefa.pt/?p=5697

Os guias da região escutista de Leiria-Fátima estiveram em atividade, no passado fim de semana, em formação para a tarefa de orientação das suas patrulhas (equipas) que irão assumir durante este ano.

Vindos de 32 dos 34 agrupamentos da região, escuteiros de todas as secções, desde os 6 aos 22 anos de idade, puderam experimentar e aprender competências de guias, desde a comunicação interpessoal e gestão de conflitos até à distribuição de tarefas dentro das suas patrulhas.

Estando os escuteiros da região a preparar a sua grande atividade regional, o XXI Acampamento Regional (Acareg), a realizar no próximo verão, este encontro teve como finalidade a introdução e vivência do imaginário dessa atividade. Com o tema “Simplesmente… Escuteiro!”, pretende-se o regresso às origens do movimento escutista e ao seu fundador, Baden-Powell (BP). Nessa linha, a escolha do quartel da Cruz da Areia foi intencional, pois também BP foi militar e os participantes puderam experimentar o ambiente, o treino e a disciplina que serviram de base aos princípios do movimento.

Os 74 lobitos, 106 exploradores, 72 pioneiros e 35 caminheiros, auxiliados por 53 dirigentes e 20 elementos da organização têm agora a missão de, por um lado, desempenhar da melhor forma o seu papel de guias e, por outro, introduzirem os seus elementos no imaginário que os vai orientar ao longo de todo o ano até à grande atividade que vai ser o XXI Acreg.

Recordamos que o primeiro acampamento regional se realizou em 1958, nos Andrinos, com participação dos agrupamentos 35 Seminário (extinto), 36 Marinha Grande, 106 Consolata (extinto) e 127 Sé-Leiria. Depois de vários anos de interregno, o II Acareg realizou-se apenas em 1971, no Casal do Marra, Batalha. O último foi em 2013, no campo escutista da Quinta do Escuteiro, na Batalha, onde será também o de 2018.

Fotos do I Acareg:

2017-11-15 cne1

2017-11-15 cne2

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress