Grupo missionário faz retiro anual

Grupo missionário faz retiro anual

Este ano, o grupo Ondjoyetu realizou o seu retiro anual subordinado ao tema da “Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e para o Mês Missionário Extraordinário”.

Por volta das 9h00, juntaram-se alguns membros do Grupo Missionário no Seminário de Leiria e partiram em direcção ao Pedrogão, até à “Casa Amarela”, a Casa da Cáritas Diocesana de Leiria. Quando chegaram tinham à espera a D. Saudade, que os recebeu de braços abertos. Para eles foi “tão bom, voltar aquele sítio, aquela casa onde já fui tão feliz”.  Iniciaram o retiro com a leitura da Nota Pastoral e, com a ajuda do P. Joaquim Domingos iam reflectindo e interiorizando o que a carta tinha para cada um deles. A manhã foi passada em reflexão e partilha, ficando todos sensibilizados com aquilo que o Papa quer despertar em cada um. Depois disto, para saber se a lição tinha ficando bem estudada, responderam em grupo a algumas questões acerca do objectivo do Ano Missionário, sendo que este passa pelo despertar de uma maior consciência da missão e retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. 

Seguiu-se o típico almoço partilhado, onde como já é habitual, cada um partilhou os seus dotes de culinária. Depois deste, estando um sol maravilhoso no Pedrogão, foram um bocadinho até à areia e até à água. Não deram pelo tempo passar e já estava mais que na hora de começar a 2º Parte.

Na parte da tarde reflectiram sobre outro tema muito importante, o Sacramento da Penitência. Leram algumas leituras e partilharam ideias. Já mais tarde, celebraram a Eucaristia durante a qual foram feitas várias leituras de cariz penitencial. Uma missa diferente, mas muito enriquecedora e positiva. A Irmã Susana e o P. Joaquim tinham as guitarras afinadas e as vozes saíram na perfeição, principalmente quando o P. Joaquim pediu para cantar em cânone! O dia tinha chegado ao fim. Regressaram até ao Seminário e voltaram para casa. O coração vinha cheio de conhecimento, partilha e alegria!

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Profissão de Fé no Coimbrão

Ocorreu no passado domingo dia 16, Solenidade da Santíssima Trindade, na igreja paroquial de Coimbrão, a Profissão de Fé de 15 adolescentes.

Uma viagem (in)esperada

Escrevo-vos já terminando uma semana de estadia em Nairobi, Quénia. Uma viagem turística que não era por mim desejada. Por motivos de

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria