Grupo interparoquial fez peregrinação à Terra Santa

Grupo interparoquial fez peregrinação à Terra Santa

Entre 16 e 23 de fevereiro, um grupo de 19 pessoas, provenientes das paróquias de Alqueidão da Serra, Alcaria, Regueira de Pontes, Santa Catarina da Serra, Urqueira e Leiria, fizeram a sua peregrinação à Terra Santa, aceitando o convite feito pelo padre Vítor Mira, que acompanhou o grupo, bem como uma guia da agência de viagens.

Foram deixados para trás os compromissos dos quotidianos das nossas vidas e, porque não, também os medos naturalmente aceites como inerentes à viagem a uma terra de conflitos religiosos e políticos, acrescidos dos receios do ponto de vista sanitário, que hoje, mais do que nunca, nos preocupa.

Só o padre Vítor nos conhecia a todos e isso era mais que suficiente para partir, sem hesitação. O desejo de visitar aqueles Lugares Santos, o desafio da aprendizagem e enriquecimento pessoal resultante da diversidade dos que fariam parte daquele grupo, durante uma semana, deram o último impulso.

Não é fácil e poderia ser maçador descrever ao pormenor todos os passos que demos naquela Terra, onde Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Levámos connosco um programa muito bem organizado. Todos os dias tivemos presentes nas nossas orações e celebrações os que deixámos cá e sempre que o lugar que visitávamos proporcionava, o padre Vítor fazia a correspondente leitura bíblica.

Posso assegurar que a todos tocou profundamente o privilégio de estar fisicamente naqueles lugares referidos nas diversas leituras.

Cada um à sua maneira se deixou impressionar com grande intensidade: na subida ao Monte das Bem-Aventuranças, na travessia do Lago Tiberíades, na subida ao Monte Tabor e visita à Basílica da Transfiguração, ao caminhar junto às margens do Rio Jordão ou na Via Dolorosa até ao Calvário e Santo Sepulcro.

Em Caná, local do primeiro milagre de Jesus, o padre Vítor presidiu à cerimónia em que cinco casais em peregrinação renovaram os seus compromissos matrimoniais.

Fizemos uma viagem e uma peregrinação magnífica. Formámos um grupo unido que sabia cumprir horários, participar ativamente nas celebrações litúrgicas e orações diárias, mas também em momentos de descontração, tão saudáveis num grupo de amigos. Sentimos necessidade de continuar a partilha. Para isso, com a ajuda das novas tecnologias, foi criado um grupo para troca de fotografias e já marcámos novo encontro para muito em breve.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Edulinda Frazão
Edulinda Frazão
Paróquia do Alqueidão da Serra.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...