Grupo de Jovens de São Mamede ganha “MC’Fest”

Grupo de Jovens de São Mamede ganha “MC’Fest”

No dia em que a Diocese saiu às ruas de Leiria, em procissão, para celebrar o Corpo de Deus, os jovens desfilaram os seus talentos musicais, à noite, no Mercado de Sant’Ana, no “MC’Fest”, Festival Diocesano da Canção Jovem de Mensagem Cristã.

Azoia e Barosa, São Mamede, Caxarias, Caranguejeira, Marinha Grande e Fátima foram as paróquias representadas. No final, a música do Grupo de Jovens de São Mamede foi a escolhida pelo júri para representar a Diocese no Festival Nacional da Canção Jovem, mas entre os jovens concorrentes o sentimento era o de que a amizade tinha sido o principal troféu.

Se cantar é rezar duas vezes, os seis grupos de jovens que participaram no “MC’Fest”, no passado dia 26 de maio, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, rezaram por duas dúzias. Subiram ao palco duas vezes: a primeira para apresentar a música que levavam a concurso, inspirada no Ano Santo da Misericórdia e no tema do biénio diocesano “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, e a segunda para interpretar uma outra música, também de mensagem cristã, que animou o público enquanto o júri deliberava a decisão final.

Este ano, pela primeira vez, o evento, que é organizado pela Pastoral Juvenil diocesana, foi realizado no Mercado de Sant’Ana, no centro de Leiria, que durante o dia se engalanou para celebrar o Corpo de Deus, no ano em que a solenidade voltou a ser vivida à quinta-feira. O facto de ser Dia Santo terá contribuiu para que o espaço que acolheu o festival ganhasse uma outra vida com os cerca de 300 apoiantes que vieram abrilhantar ainda mais a atuação dos jovens que vieram de sete paróquias.

Os jovens da Azoia e Barosa (Grupo Não Estamos Sós), que se estrearam neste concurso, iniciaram o desfile de talentos com a música “Vai e faz tu também o mesmo”, canção que ficou em 2.º lugar na classificação. Também pela primeira vez a participar no festival estive o Grupo de Jovens da paróquia da Caranguejeira. A música “Juntos em Oração” deu-lhes o 3.º lugar. Melhor letra foi entregue ao grupo de recém crismados que veio de Caxarias (Tributo a Deus) e que interpretou a música “No teu sim, meu sim”, da autoria de Célia Manalvo, a catequista que os motivou a participar no “MC’Fest”. O prémio de melhor interpretação foi para os jovens de Fátima (Banda Somos Um), pela terceira vez consecutiva a participar no festival, e que este ano apresentaram a música “Um Silêncio que me Chama”. O prémio Ser, escolhido entre todos os concorrentes, foi para a Marinha Grande e premiou a boa disposição, partilha e amizade com que os Jovens Além Fronteiras viveram o “MC’Fest”. Em primeiro lugar ficou o Grupo de Jovens da paróquia de São Mamede, com a música “Somos Teus Amigos”, da autoria de Bruno Lima e Nuno Reis.

Os vencedores do “MC’Fest” receberam o troféu das mãos do padre Augusto Gonçalves, que lembrou a primeira edição do Festival Diocesano, no ano de 1985, proclamado Ano Internacional da Juventude. O sacerdote, que esteve à frente da Pastoral Juvenil da Diocese durante 25 anos, recordou a equipa que iniciou este festival e agradeceu, emocionado, tudo o que aprendeu com jovens ao longo dos anos. O público presente, os jovens concorrentes e a atual equipa da Pastoral Juvenil agradeceram-lhe toda a dedicação, numa ovação.

A noite terminou com a atuação da música vencedora, que irá representar a Diocese no Festival Nacional da Canção Jovem, que decorre a 10 de dezembro, em local ainda a anunciar.

No final, os jovens concorrentes aproveitaram para tirar fotos com os merecidos troféus, para recordar a participação no “MC’Fest”. Entre todos, a opinião era unânime, de que tinha valido a pena a participação, sobretudo pela amizade vivida entre todos os grupos.

 

Veja a reportagem fotográfica AQUI

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Marinha Grande retoma celebrações com o povo

As últimas notícias e os números positivos da evolução da pandemia, associados ao bom tempo e às imagens do desconfinamento, deixam o nosso coração menos aflito. E é com enorme alegria que voltaremos a celebrar com a presença do povo de Deus.