Grande Via Sacra em Santa Catarina da Serra

Grande Via Sacra em Santa Catarina da Serra

No dia 1 de março, a paróquia de Santa Catarina da Serra realizou a Via Sacra dos Olivais a Fátima. A Via Sacra, já é tradição há 44 anos e junta a paróquia e muitos vizinhos, em caminhada de oração e celebração da vida de Jesus Cristo. Neste cortejo tivemos pequenos momentos de teatro organizados pelos jovens do 11º ano e o grupo de jovens. Para dar início à caminhada, lembrando a oração de Jesus no Jardim das Oliveiras, o grupo de jovens, com uma representação, falou do sofrimento dos jovens nos vários vícios, hoje, e como os podem ultrapassar pelo poder da oração, com ajuda de Deus: o álcool, as drogas, os jogos de computador e as redes sociais foram alguns dos temas apresentados. 

Em cada uma das 14 estações foram apresentadas e entraram no cortejo as cruzes enfeitadas pelos adolescentes participantes do programa ‘say yes’, dos escuteiros e do grupo de jovens. Na chegada a Fátima, na 15º estação, depois de uma representação da aparição de Jesus Ressuscitado a Maria Madalena, os jovens do 11º ano vestidos a rigor representaram a missão que Jesus deixou à sua Igreja “Ide pelo mundo inteiro anunciai a Boa Nova a todos os povos”. Vestidos com fatos tradicionais de várias culturas e povos, como portugueses, chineses, russos, brasileiros, australianos e esquimós… levaram cada uma das cruzes que percorreram o caminho e colocaram-na no grande ‘mapa mundi’ que servia de cenário, no local da cultura representada. Queremos levar Cruz Gloriosa de Jesus Ressuscitado a todos os cantos, povos e culturas.

Apesar do tempo não ter estado muito agradável ao longo de toda a tarde, a comunidade cooperou, passou assim um bom domingo e a presença de adolescentes e jovens foi notória e formidável.

Texto escrito por Bárbara Alves e Catarina Maia 

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
Mário Verdasca, P.
Mário Verdasca, P.
Paróquia de Santa Catarina da Serra.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Crianças encontram Tesouro Escondido em Fátima

Os participantes são crianças do 3º ano da catequese que se preparam para a Primeira Comunhão. Vieram das paróquias de Aljubarrota, Arrabal, Barreira, Marinha Grande, Reguengo do Fetal, Santa Catarina da Serra (Chainça) e São Bento.