Freixianda: Igreja da Perucha com novo mobiliário litúrgico

Freixianda: Igreja da Perucha com novo mobiliário litúrgico

O dia 31 de julho foi especialmente festivo para a comunidade cristã da localidade da Perucha, na paróquia da Freixianda.

Por ocasião da festa em honra da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, “procedeu-se à dedicação do novo altar e à bênção do novo ambão e da nova presidência, mobiliário litúrgico adequado ao espaço, da autoria do arquiteto Humberto Dias, cujo projeto mereceu a aprovação dos vários departamentos diocesanos e do próprio bispo”, conta o jornal A Voz da Freixianda.

Presidiu à celebração o padre Sérgio Henriques, natural desta paróquia, e concelebrou o pároco, padre Joaquim Baptista. Na homilia, o presidente da celebração “destacou a importância do momento e ajudou os fiéis a perceber que o altar representa o próprio Jesus Cristo, pedra angular do edifício espiritual que é a Igreja; é no altar que se renova e atualiza, através da celebração eucarística, o sacrifício da redenção, a entrega que Jesus fez da sua vida ao Pai por toda a humanidade”.

O padre Sérgio “explicou ainda a ideia que presidiu à concepção e construção deste altar, com elementos de pedra raiada com veios avermelhados e outros de madeira de cor escura, ambos em forma de ‘L’, simbolizando a pedra o corpo de Cristo com as chagas da paixão, e a madeira a mãe de Jesus que O acolhe morto no regaço e O dá vivo aos homens. É por isso que numa das pedras laterais do altar, a cruz está vazia. O Jesus da cruz é agora o Cristo ressuscitado”.

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...