Freixianda: Igreja da Perucha com novo mobiliário litúrgico

http://lefa.pt/?p=2744

O dia 31 de julho foi especialmente festivo para a comunidade cristã da localidade da Perucha, na paróquia da Freixianda.

Por ocasião da festa em honra da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, “procedeu-se à dedicação do novo altar e à bênção do novo ambão e da nova presidência, mobiliário litúrgico adequado ao espaço, da autoria do arquiteto Humberto Dias, cujo projeto mereceu a aprovação dos vários departamentos diocesanos e do próprio bispo”, conta o jornal A Voz da Freixianda.

Presidiu à celebração o padre Sérgio Henriques, natural desta paróquia, e concelebrou o pároco, padre Joaquim Baptista. Na homilia, o presidente da celebração “destacou a importância do momento e ajudou os fiéis a perceber que o altar representa o próprio Jesus Cristo, pedra angular do edifício espiritual que é a Igreja; é no altar que se renova e atualiza, através da celebração eucarística, o sacrifício da redenção, a entrega que Jesus fez da sua vida ao Pai por toda a humanidade”.

O padre Sérgio “explicou ainda a ideia que presidiu à concepção e construção deste altar, com elementos de pedra raiada com veios avermelhados e outros de madeira de cor escura, ambos em forma de ‘L’, simbolizando a pedra o corpo de Cristo com as chagas da paixão, e a madeira a mãe de Jesus que O acolhe morto no regaço e O dá vivo aos homens. É por isso que numa das pedras laterais do altar, a cruz está vazia. O Jesus da cruz é agora o Cristo ressuscitado”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress