Freixianda: Homenagem aos catequistas e instituição do “Companheiro” em catequese

http://lefa.pt/?p=7429

Decorreu, no dia 14 de outubro, a abertura solene de um novo ano de catequese. Foi na celebração da eucaristia dominical. A igreja estava repleta de fiéis, entre crianças e adolescentes, catequistas, pais e outros membros da comunidade.

São 159 as crianças e adolescentes que agora iniciam o novo ano. Vão acompanhá-las 19 catequistas.

A celebração decorreu com vivacidade, tendo como quadro de fundo o episódio bíblico da aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos de Emaús. Após a proclamação deste Evangelho, o pároco ajudou a perceber que a catequese deve ter o mesmo di­namismo interior que brota do episódio em referência: Como Jesus com os discípulos de Emaús, o catequista aproxima-se, faz caminho, anuncia a Palavra e suscita o encontro com Jesus ressuscitado que se manifesta na Palavra e na fração do pão; como os discípulos de Emaús, crianças e adolescentes são Companheiros na descoberta de Jesus para O conhecerem e se tornaram seus discípulos, amando-O e seguindo-O com alegria e entusiasmo.

A esta reflexão seguiu-se o compromisso dos catequistas e também o compromisso dos adolescentes do 10.º ano que se disponibilizaram para serem companheiros em catequese das crianças do 1.º ano, que agora iniciam a sua caminhada, esforçando-se por serem para elas presença amiga e testemunhas da beleza e da alegria de ser cristão.

Nesta abertura do novo ano de catequese, houve ainda oportunidade para evocar a memória e prestar homenagem aos catequistas que se dedicaram a esta missão da catequese ao longo de vários anos. Foram 10 os que se apresentaram. O pároco manifestou-lhes a gratidão da paróquia, entregando-lhes como lembrança uma imagem de Jesus ressuscitado. Nesta homenagem mereceu especial referência a jo­vem Marisa, recentemente falecida, catequista enquanto a saúde lho permitiu, com uma paixão grande pela catequese.

In A Voz da Freixianda

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress