Freixianda. Catequese é tarefa prioritária da comunidade

Freixianda. Catequese é tarefa prioritária da comunidade

No dia 13 de outubro, terá lugar, na igreja paroquial, a abertura solene de um novo ano de catequese na paróquia da Freixianda. Trata-se do arranque para aquela que deve ser considerada por todos como a tarefa prioritária da comunidade. O mesmo é dizer que ganha prioridade perante a panóplia de atividades que a paróquia é chamada a desenvolver. Nada deve ficar para trás. Mas a catequese deve estar na dianteira.

É fundamental que todas as pessoas da paróquia assim o entendam, porque a catequese não é só tarefa dos catequistas e, quando muito, dos pais. A catequese é missão e tarefa de toda a comunidade, na medida em que é a comunidade que, vivendo cristãmente, cria ambiente favorável ao desabrochar da fé, ao seu aprofundamento e amadurecimento.

Crianças e adolescentes têm absoluta necessidade de referências cristãs. Hão de encontrar essas referências nos seus pais, no seu catequista e também na sua comunidade. Se algum destes agentes falha, por falta de vivência e testemunho, fica deveras comprometido o objetivo essencial da catequese que não é tanto ensinar doutrina mas fazer cristãos, discípulos fiéis de Jesus Cristo. 

É missão de todos – pais, família, catequistas, comunidade enquanto tal – mostrar aos mais novos como se é cristão. Mais do que bonitas palavras e piedosos conselhos, vale sobretudo o exemplo e o testemunho. Vamos, pois, viver com este espírito e com renovado empenho e dedicação, o novo ano de catequese.

Joaquim Baptista, P.
Joaquim Baptista, P.
Pároco da Freixianda.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.