Formação para catequistas na Escola “Razões da Esperança”

Formação para catequistas na Escola “Razões da Esperança”

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) vai apresentar quatro propostas de formação na Escola Diocesana “Razões da Esperança” (EDRE) especificamente dirigidas a catequistas.

Três delas são os habituais Curso de Iniciação de Catequistas, Curso Geral – Catequética, e Catequeses da Fé. A novidade será dirigida aos membros das Equipas Paroquiais e Vicariais de Catequese. Deverão ser catequistas com formação de base adequada, que desempenham ou se preparam para desempenhar cargos de coordenação da catequese no grupo de catecismo, no centro de catequese, paróquia ou vigararia, devendo também apresentar uma indicação do respetivo pároco para esta frequência.

Segundo o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC, esta formação “tem como principais objetivos aprofundar, na prática, o lugar da catequese na vida da comunidade cristã; desenvolver os elementos e as dimensões fundamentais da espiritualidade e da missão do catequista; desenvolver capacidades de organização da catequese e da animação dos catequistas; desenvolver capacidades e aptidões de preparação, realização e avaliação das catequeses dentro do atual itinerário catequético; e incentivar a coordenação da catequese nas paróquias e vigararias”. Para tal, serão abordados temas como a organização da catequese na comunidade cristã, a espiritualidade e missão do catequista, e a missão do catequista coordenador ou das equipas de coordenação. Irá ser aprofundado ainda o tema da formação, animação e coordenação do grupo dos catequistas, assim como a pedagogia catequética em ação.

Além de outras propostas ao longo do ano, o SDC vai promover, já a 14 de outubro, o Curso de Introdução à Missão de Catequista, uma formação introdutória de apenas um dia. “Família e Catequese” é o tema de um outro encontro, no dia 20 de outubro, para a apresentação dos projetos da Catequese Familiar e da Escola Paroquial de Pais.

Conforme noticiado, a EDRE vai ter a sua abertura oficial no próximo dia 26 de Setembro, às 21h00, no Seminário de Leiria. As aulas regulares iniciarão no dia 10 de outubro e seguirão, às terças-feiras, quinzenalmente, das 21h00 às 23h00, sendo a primeira hora de formação geral e a segunda hora por grupos específicos, como serão estes orientados pelo SDC.

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Pastoral Familiar encerra ano

No dia 23 de junho, o Serviço da Pastoral Familiar (SPF) da diocese de Leiria-Fátima encerrou oficialmente o seu ano pastoral 2018-19.

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria