Formação de agentes para a pastoral juvenil

http://lefa.pt/?p=8892

No dia 5 de fevereiro começou mais uma temporada da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE) e, com ela, chegam novas propostas. Uma delas é dinamizada pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e destina-se à formação de agentes de pastoral juvenil, com sessões quinzenais no Seminário de Leiria.

Esta formação destina-se a adultos que trabalham pastoralmente com jovens, animadores de grupos de jovens, catequistas da adolescência, responsáveis de movimentos juvenis, e tem como principal objetivo “oferecer aos agentes de pastoral juvenil linhas de pensamento que os capacitem para elaborar uma proposta de pastoral juvenil atual, realista, que leve os jovens a uma verdadeira experiência de espiritualidade, de encontro com Cristo.”

Para responder a este objetivo, o SDPJ pensou um total de 8 módulos, a saber:

  • Psico-sociologia dos jovens e da fé
  • Sagrada Escritura e pastoral
  • Pastoral Litúrgica
  • Visão cristã do homem (antropologia cristã)
  • Pastoral juvenil e espiritualidade
  • Metodologias
  • Elaboração de um projecto de pastoral juvenil
  • Apresentação dos projectos de pastoral juvenil

Esta proposta formativa insere-se no programa do 2º semestre da EDRE e vai decorrer na 2ª hora (22h00-23h00) tendo uma regularidade quinzenal. Para a 1ª hora (21h00-22h00), as propostas de formação são as seguintes: “Cristo: Deus e Homem”, por Pe. Manuel Henrique, e “Profetas”, por Pe. Jonny Freire

A inscrição é feita presencialmente, no 1º dia, e tem o custo de 10€ (fica inscrito para a 1ª e a 2ª hora).

Na impossibilidade de estar presente, pode iniciar-se a formação na próxima data agendada (19 de fevereiro de 2019).

O que aconteceu na primeira sessão?

“Jovens, fé e vocação” – este é o mote do biénio pastoral da nossa diocese. Muito se tem escrito e discutido, inúmeras atividades têm sido pensadas e organizadas neste âmbito mas, se pretendemos transmitir aos jovens a alegria da fé através do encontro e da relação pessoal com Cristo, nos seus próprios caminhos de vida e na Igreja precisamos, talvez mais do que qualquer outra coisa, de pessoas. Pessoas preparadas, capazes e dispostas a acompanhar, isto é, a “fazer caminho com” os jovens. É precisamente neste sentido que a Escola Diocesana Razões da Esperança dinamiza a formação “Pastoral Juvenil”, que pretende oferecer aos seus participantes linhas de pensamento que os capacitem para elaborar uma proposta de pastoral juvenil atual e realista, que conduza os jovens a uma verdadeira experiência de espiritualidade e de encontro com Cristo.

A formação é composta por oito sessões, ao longo das quais pretendemos refletir sobre o contexto eclesial e social em que se move a juventude atual, reflexão esta a ser partilhada por formadores com experiências diversas no campo da pastoral juvenil.

A primeira sessão decorreu no passado dia 5 de fevereiro e, porque é de jovens e para jovens que falamos, nada melhor do que dar-lhes voz. Foi precisamente este o desafio a que se propôs a formadora Filomena Carvalho que, de forma engenhosa, levou a que fossemos conduzidos pela Joana, uma jovem de 18 anos comprometida com a fé e a Igreja. Pelas suas palavras, as da Joana, na voz da formadora Filomena, inteiramo-nos das características dos jovens de hoje e reconhecemo-nos no papel de “educadores” desafiados a ir para além da nossa zona de conforto.

Percebemos que os jovens, imersos num mundo acelerado que permanentemente apresenta solicitações e exige respostas, precisam de “bolhas” de descanso mental, sendo que a Catequese ou Grupos de Jovens podem ser um espaço privilegiado para este efeito.

Se muitas vezes nos questionamos sobre o que querem, a Joana esclarece: os jovens precisam que “lhes dêem exemplo, precisam de segurança, precisam de sentido, precisam de viver o Evangelho à luz das suas experiências no seu dia-a-dia” e, acrescenta, precisam de “amor com firmeza”. Assim, é-nos pedido que sejamos acolhedores e capazes de proximidade, que tenhamos uma mente aberta e disponibilidade para discutir temas que interessam aos jovens, que saibamos ir ao encontro da sua linguagem e que os saibamos olhar para além das generalizações, na sua individualidade.

Concluindo a sessão, foi-nos proposta a reflexão acerca da questão transversal a toda a formação: de que forma podemos, através das nossas sessões de Catequese ou Grupo de Jovens, ajudar a capacitar os jovens para serem cristãos no mundo atual?

Aos que pretendam fazer-se ao caminho, saibam que ainda estão a tempo de juntar-se ao grupo. Afinal de contas, “Quando, se não agora? Onde, se não aqui? Quem, se não nós?” (J.F. Kennedy).

\\ Jacinta Baptista

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress