Fiéis convidados a saudar o Papa Francisco na sua visita a Fátima

http://lefa.pt/?p=4330

Faltam duas semanas para a chegada do Papa Francisco a Fátima, para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, a 12 e 13 de Maio, bem como à canonização dos Pastorinhos. O programa da visita pontifícia já é conhecido.

Durante os dois dias, para além do Recinto, os fiéis são convidados a saudar o papa no percurso entre o Estádio Municipal de Fátima e o Santuário, no primeiro dia, dali até à Rotunda Norte, no dia 13, e entre as Várzeas e a Base Aérea de Monte Real.

 

(Notícia atualizada às 15h42 de 05.05.17)

(Na primeira redacção, era dito que o Sua Santidade poderia fazer o percurso entre a saída da A17 e a Base Aérea de Monte Real em carro aberto. Durante o dia de hoje (05.05.17), fonte do Santuário de Fátima informou que o Papa fará o referido percurso, mas em carro fechado)

 

Será uma viagem de cerca de 24 horas, que começa com a aterragem do avião da Alitália na Base Aérea de Monte Real, pelas 16h20. Aí, o Santo Padre tem um primeiro encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e recebe cumprimentos de boas vindas de várias entidades civis e religiosas. Tal como Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991), o Papa vai ter um momento de oração na Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda na base, antes de seguir de helicóptero para o Estádio Municipal de Fátima.

Do estádio para o Recinto, com início às 17h35, o percurso será feito no papamóvel, viatura aberta, utilizada habitualmente nas audiências gerais, na Praça de São Pedro, em Roma. É neste trajeto que o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, convida os portugueses a saudarem o Papa, e com ele fazerem festa, nesta sua peregrinação ao Santuário de Fátima.

Assim que chegar ao Santuário, pelas 18h15, o Papa dirige-se para a Capelinha das Aparições, o coração do Recinto, para um primeiro momento de oração. Depois do jantar em privado, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde fica instalado, o Papa regressa, às 21h30, à Capelinha das Aparições, para proceder à bênção das velas e à recitação do Rosário, fazendo uma saudação aos peregrinos.

O dia 13

O dia 13 começa com um encontro com o Primeiro-Ministro, António Costa, na Casa de Retiros, deslocando-se depois para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde visita os túmulos dos Três Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia.

A Missa, concelebrada, no Recinto do Santuário está prevista para as 10h00. É aqui que o Santo Padre vai proferir a única homilia que fará em Fátima, além de dirigir uma saudação aos doentes, que vão estar concentrados numa zona da colunata norte.

Segue-se o almoço com os bispos portugueses, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e a partida de regresso a Roma. Para este percurso, entre o Recinto e a Rotunda Norte, feito de Papamóvel, é lançado novo repto do reitor do Santuário para que os peregrinos se despeçam do Papa.

Na Rotunda Norte haverá ainda um momento musical, a cargo da Orquestra de Fátima e do Conservatório de Fátima-Ourém, antes de o Papa trocar o Papamóvel por uma viatura fechada que o levará de volta à Base Aérea de Monte Real. (ver caixa)

Já na base militar, após a curta cerimónia de despedida, com as entidades civis e religiosas, o Papa Francisco entra no avião da TAP que, a partir das 15h00, o transportará de regresso a Roma, ao aeroporto de Ciampino, onde chega pelas 18h05 de Lisboa (19h05 em Itália). | Fonte: SF

 

Fiéis poderão saudar o Papa no percurso entre Várzeas e Base Aérea

No regresso à Base Aérea de Monte Real, no dia 13 de maio, o Santo Padre fará o percurso por auto-estrada, em carro fechado, até à saída 3 da A17, nas Várzeas, informou fonte do Santuário de Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress