Festas da Primeira Comunhão

Festas da Primeira Comunhão

Momento significativo da caminhada cristã das crianças é a sua Primeira Comunhão, normalmente após 3 anos de caminhada catequética.

Por esta altura, em muitas paróquias, essa é uma festa especialmente preparada e celebrada, com o envolvimento especial dos catequistas, familiares mais próximos e de toda a comunidade cristã que vê com alegria mais um grupo de crianças a reforçarem os seus laços comunitários através da Comunhão do Corpo de Cristo.

Partilhamos algumas fotos e breve descrição de algumas delas, enviadas ao jornal Presente ou partilhadas nos sítios das respetivas paróquias.

 

Atouguia

2018-05-12 primeira com atouguia

No domingo 6 de maio, um grupo de 9 de crianças do 3.º ano da catequese da paróquia da Atouguia celebrou a sua Primeira Comunhão. No final, tiraram uma foto, ostentando o respetivo diploma, na companhia do pároco, padre Fernando Varela, e das duas catequistas. (C.)

 

Golpilheira

2018-05-12 primeira com gol

No domingo 6 de maio, um grupo de 20 crianças da Comunidade Cristã da Golpilheira, da paróquia da Batalha, celebrou a sua Primeira Comunhão. A festa foi enriquecida pelo Batismo de duas delas e ainda de outra criança mais nova. Por ser Dia da Mãe, as crianças foram convidadas e oferecer uma flor a Nossa Senhora e outras às suas mães, num gesto de carinho filial que a todos comoveu.

 

Leiria

2018-05-12 primeira com leiria

Nestes últimos domingos, a paróquia de Leiria viveu momentos muito importantes na caminhada da fé de centenas de crianças que frequentam o 3.º ano de catequese. Sé, Santo Agostinho e Franciscanos encheram-se de pais, familiares e amigos para acolherem os meninos e meninas que prepararam os seus corações para receberem Jesus na Eucaristia, pela primeira vez e perante toda a comunidade cristã. No fim desta importante celebração, uma das crianças referiu que “quando recebi a Hóstia Consagrada senti-me mais crescida, senti que Cristo entrou no meu coração e não consegui trincar, porque assim magoava Jesus!” (João Paulo Rocha, in paroquiadeleiria.pt)

 

Matas

2018-05-12 primeira com matas

No domingo 6 de maio, Dia da Mãe, um grupo de 7 crianças do 3.º ano da paróquia das Matas celebrou a festa da Primeira Comunhão. Com a igreja repleta de fiéis, com decoração alusiva ao grande acontecimento, iniciou-se a celebração, com o cortejo solene constituído pelas crianças e pelos pais que ao longo de toda a celebração foram participando nos diversos momentos, como as leituras e o ofertório. Estas crianças tiveram o privilégio de receber Jesus pela primeira vez pela mão de D. Luzizila Kiala, bispo da diocese do Sumbe, que presidiu à celebração. (C.)

 

Pousos

2018-05-15 prim pousos

A manhã de domingo passado ficará na memória de muitos de nós por décadas. As crianças que têm frequentado a catequese paroquial nos últimos dois anos e meio concretizaram aquele que é o segundo grande projeto que deriva do batismo: aproximar-se do altar do Senhor. Por isso a comunhão que se faz pela primeira vez é sempre muito mais que o valor do encontro pessoal com Jesus: é também a reencontro com quem pediu o batismo e com quem nesse dia quis responsabilizar-se pela guarda do Dom. (In paroquia-pousos.pt)

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Escuteiros da Sé fazem Via Sacra pela internet

Em tempos de Covid-19, a alternativa à tradicional e presencial Via Sacra, foi a versão à distância no formato vídeo conferência. Fábio Bernardino, assistente do agrupamento, diz-nos que foi “um momento muito bem vivido”