Festa dos 70 anos da Legião de Maria em Portugal

Festa dos 70 anos da Legião de Maria em Portugal

A Legião de Maria propõe uma forma de viver a vida cristã mais intensa e feliz. Ser legionário é uma forma de estar na vida como realização pessoal e espiritual.

“QUEM AMA, NÃO CONHECE NADA QUE SEJA DIFÍCIL” (Stº. António)

Quando me foi proposto organizar este evento a nível Diocesano, disse logo que era incapaz. Para Frank Duff, o Fundador, a palavra “impossível” não existia. “Daria um passo com fé e forçaria a mão de Deus”

Mas, a Deus tudo é possível e, todos unidos, os impossíveis, pela acção do Espírito Santo em Maria, com Maria e por Maria, foram vencidos, a festa realizou-se dia 15 de Setembro, na Igreja de Santo Agostinho, co-padroeiro da diocese de Leiria-Fátima.

Teve o seu ponto alto a celebração da Eucaristia, às 15h30, presidida pelo Sr. Bispo, D. António Marto, que nos animou e mimou com palavras de carinho e afecto de Pai que vem ao encontro dos seus filhos. Quando se ama é assim; as barreiras vencem-se e as dificuldades não existem. Quando nos apaixonamos pelas causas nobres e acreditamos no projecto, as obras aparecem.

QUEM QUISER FAZER ALGO PELO MUNDO, TEM QUE SE METER NO MEIO DELE”. (Goethe)

Pois, “ o legionário deve ser a corporização simpática do Cristianismo autêntico”.  E, “ viver a vocação cristã de forma perfeita”. Havendo para tal, “três exigências necessárias, ligadas entre si: a oração, o espírito de sacrifício e os sacramentos”. 

Portanto, “a formação espiritual concorre poderosamente para o desenvolvimento da própria santidade”; completando-se na “execução de um trabalho apostólico diário, através do testemunho e da alegria do Evangelho”.  (Frank Duff- Fundador)

AGRADECIMENTOS

A Legião de Maria, Movimento com aprovação Diocesana, agradece ao padre Gonçalo Diniz todo o apoio dispensado desde a primeira hora, como partida para as que se seguiram;

Agradece ao Sr. Bispo, Cardeal D. António Marto que, apesar da repleta agenda Pastoral, ainda disponibilizou a tarde para estar connosco;

Agradece ao Museu de Leiria, desde a simpatia das funcionárias  da recepção,  até à Dª. Adélia, à Drª. Vânia, ao Dr. Gonçalo Lopes, amavelmente cederam o espaço para o convívio e, cuja Câmara Municipal de Leiria se fez representar pela Drª. Ana Esperança;

Agradece ao Sr. José Cunha, Presidente da Junta de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, sempre atento e disposto a facilitar a vida aos que o procuram;

Agradece ao Grupo Coral de Santo Agostinho que, com ensaios extra, primorosamente deram o seu  brilho  na animação musical desta Celebração, salientando o entusiasmo do maestro Sr. Nunes e a organista Vanessa; e também ao Prof. José António que, por motivos alheios à sua vontade, não pode estar presente;

Agradece ao Sr. José António e Profª. Manuela Ribeiro, incansáveis responsáveis desta Casa de Deus, sempre atentos e acolhedores;

Agradece a toda a assembleia, nomeadamente aos Legionários que colaboraram na organização e serviços.

Agradece ainda ao Dr. Raúl Castro, Presidente (cessante) da câmara municipal de Leiria. que, na sua humildade de “cidadão comum”, recusou ocupar o seu lugar na frente.

Festa dos 70 anos da Legião de Maria em Portugal

Afinal, porquê festejar os 70 anos e não outra data?

Porque, na Sagrada Escritura distingue-se o valor do SETE, com ou sem zeros. Porque aqui o sete, não é só seis mais um. E não é só considerado o número da perfeição. Os “SETENTA intérpretes”. O “SETENTA VEZES SETE”. Os “SETECENTOS Bispos que se propuseram a falar de Maria, no Concílio Vaticano II (concílio em que Frank Duff participou, convidado pelo Papa Paulo VI para estar presente como Observador Leigo e recebido em audiência privada no Vaticano).

O SETE simboliza a quantidade e a perfeição. Também este número marca a vida da Legião: o Fundador nasceu a 7 de Junho de 1889; fundou a Legião de Maria a 7 de Setembro de 1921; faleceu a 7 de Novembro de 1980.

A primeira difusão no mundo foram 7 Países: Irlanda, Escócia, Inglaterra, Austrália, Índia, Estados Unidos da América, Reino Unido.

Bina Simões
Bina Simões
Legião de Maria. Paróquia dos Pousos.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.