Festa da Juventude está a ser preparada e começa-se a levantar o véu do seu programa

Festa da Juventude está a ser preparada e começa-se a levantar o véu do seu programa

A realização da Festa da Juventude, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de julho, em Porto de Mós, é um dos projectos do o bispo D. António Marto e a diocese de Leiria-Fátima assumiu para o biénio pastoral que se vive. Este evento conta particularmente com o apoio da paróquia de Porto de Mós, a Câmara Municipal daquele concelho e várias instituições que têm mostrado grande entusiasmo com a sua realização.

De acordo com o nota enviada pela equipa organizadora, “agora chegou a vez de serem os jovens os protagonistas da festa pelo que pretendemos encerrar em ambiente de festa estes dois anos que a Diocese dedicou particularmente à pastoral juvenil e promover o encontro dos jovens da diocese, sem esquecer as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que se aproximam”.

Check-in e workshops

Para estes dois dias estão a ser preparadas várias dinâmicas ao estilo de um festival. Os jovens farão o check-in na Festa da Juventude, na vila de Porto de Mós, a partir das 9h00 de sábado do dia 25 de julho. Durante o dia, os participantes vão poder escolher entre os cerca de 20 workshops que irão estar a decorrer em vários pontos de Porto de Mós. Estão previstos workshops de música, actividades radicais, desporto, oração, meditação, teatro, escape room, auto-conhecimento, arte, entre outras surpresas que em breve serão reveladas. Ao longo do dia também haverá possibilidade de celebrar o sacramento da Reconciliação no Parque Verde de Porto de Mós.

Música e Banda Missio

E como não há festa sem música, nalguns momentos do dia haverá concertos de rua, mas o grande momento musical será o concerto ao ar livre no Parque Verde, pela Banda Missio, que lançou recentemente um novo álbum e que já confirmou a sua presença. O dia termina com um concerto orante num local especial que ainda não é revelado.

Missa e Festival

O domingo começa com a Missa campal no Jardim da Esplanada, presidida pelo bispo D. António Marto. Em seguida haverá um almoço convívio no jardim e à tarde, a encerrar a Festa da Juventude, realiza-se o MC’Fest, festival da canção de mensagem cristã da Diocese. A Festa da Juventude termina na tarde de domingo, com o anúncio do vencedor do festival.

Os jovens inscritos ficam a pernoitar no pavilhão desportivo, cedido pela Câmara Municipal. As refeições serão confeccionadas pelos pais do Agrupamento de Escuteiros de Porto de Mós.

Quem se pode inscrever?

Qualquer jovem com mais de 15 anos (nascido em 2005) pode inscrever-se. Haverá propostas direccionadas para as várias faixas etárias. Ao inscrever-se, o jovem paga 10€ e recebe o “kit de participante”, tendo direito a todas as refeições, acesso aos workshops e concertos e dormida no pavilhão desportivo, acompanhado por adultos responsáveis. Está previsto abrir as inscrições no final do mês de março.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar nos eventos abertos como são os concertos, alguns workshops, a Missa de domingo e o MC’Fest do domingo à tarde. Será possível almoçarem no domingo no jardim, depois da Missa.

Pré-Festa da Juventude, um extra!

Para os jovens mais audazes e para as famílias mais generosas, é proposto, à semelhança do que acontece nas Jornadas Mundiais da Juventude, um dia com uma família de acolhimento. Neste momento, as paróquias da vigararia de Porto de Mós estão a lançar o desafio às famílias. A organização vai propor que os jovens que o desejarem, dois a dois, desde as 10h00 da sexta-feira, dia 24, até à manhã de sábado, passem o dia com uma família de acolhimento.

André Batista, P.
André Batista, P.
Diretor do Serviço de Pastoral Juvenil.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...