Festa da Aliança no Juncal

Festa da Aliança no Juncal

O grupo do 5º ano da catequese do Juncal, celebrou no dia 9 de fevereiro a Festa da Aliança.

© Ana Sofia Ventura

Ao longo destes anos, têm vindo a conhecer melhor o projeto de Deus acompanhados pelas grandes figuras do povo de Deus do Antigo Testamento: Abraão, Moisés, Rei David … caminhando ao encontro de Jesus Cristo, a manifestação plena de Deus.

“Descobrimos que Deus nunca abandonou o Seu Povo, manifestando-se em renovada Aliança que culmina em Cristo. Descobrimos, igualmente, que o Povo de Deus continua esta caminhada, ao longo dos tempos, peregrino a caminho da Pátria Celeste” foi lido num momento de introdução a esta celebração.

Na homilia, o padre António entabulou um diálogo com o grupo, fazendo a ponte entre a liturgia deste domingo e a Aliança que desejam celebrar. O que é uma Aliança? Quem faz aliança com quem? Estará essa Aliança consumada? O que é impedimento a que se concretize? Quem será que não cumpre o prometido? E os adolescentes foram respondendo, a Aliança é um anel, que significa o compromisso à lealdade e ao amor… também nós somos chamados a fazer aliança com Deus… mas nem sempre estamos dispostos a ser fieis e a amar… por isso nos confessamos… Deus cumpre a sua parte, pois ama-nos infinitamente e nunca nos abandona…

Quando somos Sal da Terra e Luz do Mundo, estamos a corresponder a essa Aliança. Sempre que fazemos boas ações, e somos amigos, estamos a mostrar que é bom sermos Cristãos.

A homilia foi um momento de reflexão para este grupo, mas também para toda a comunidade.

A comunidade alegra-se sempre que um grupo da catequese celebra no seu seio. Um agradecimento ao Padre António e às catequistas que acompanharam este grupo ao longo destes 5 anos da catequese, assim como, ao Coro de S. Miguel que ajudou a tornar esta celebração mais significativa.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...