Faleceu o padre Joaquim Pedrosa

Faleceu no dia 1 de junho de 2017, no Hospital de Santo André, em Leiria, o padre Joaquim Duarte Pedrosa, de 85 anos, membro do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima e residente em Sismaria, Monte Redondo.

Na celebração das exéquias, na igreja paroquial de Monte Redondo, no dia 2 de junho, presidida pelo Bispo diocesano, participaram centenas de pessoas, o bispo emérito D. Serafim Silva e cerca de 60 sacerdotes.

Na homilia, D. António Marto agradeceu à família, e em especial à sua sobrinha Benilde, o acompanhamento e a assistência que lhe prestaram ao longo da vida e particularmente na doença. Manifestou gratidão a Deus pelo dom que o padre Joaquim Pedrosa foi para a Igreja. Salientou o seu modo de ser acolhedor e o dom da escuta e do conselho que levava as pessoas à sua casa. Muitas procuravam-no para o consultar e receberem ajuda para as suas situações de vida pessoal, familiar e profissional e para enfrentarem dúvidas e inquietações espirituais e religiosas. Elogiou também o seu zelo pastoral, procurando métodos atualizados, o ar sereno, o sorriso sincero, o empenho em se cultivar mediante a leitura e a sua dedicação à oração, que constituíam o suporte da sua vida e ministério sacerdotal.

O Padre Pedrosa foi na verdade um santo homem de Deus, bom pastor da Igreja, servidor zeloso e incansável da comunidade cristã e uma pessoa que soube amar e servir os seus irmãos em humanidade com a sua “arte do diálogo”.

 

Nota biográfica

Joaquim Duarte Pedrosa nasceu a 29 de janeiro de 1932, em Monte Redondo, filho de Manuel Duarte Pedrosa e de Maria Marques Lancha, sendo o quinto de 10 irmãos. Entrou para o Seminário de Leiria em 1944, sendo ordenado presbítero a 11 de setembro de 1955, na Catedral de Leiria.

No seu vasto percurso e ação pastoral, regista-se o ter sido pároco de Santa Eufémia (Leiria) de 1955 a 2007, quando foi dispensado por motivos de saúde. De 1987 a 1990, desempenhou também o múnus de pároco da Boa Vista. Foi assistente diocesano dos movimentos da Ação Católica Rural, vigário na Vigararia de Milagres durante mais de 25 anos, membro do conselho de Administração da Gráfica de Leiria, de 1984 a 1987. Fez parte do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do grupo de trabalho para a preparação do Sínodo Diocesano. Integrou a Comissão Diocesana do Clero, que planeou a construção da Casa do Clero e desempenhou a missão de Delegado Episcopal para os religiosos(as). Lecionou a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, na Escola Comercial e Industrial de Leiria.

Depois se se retirar para a sua casa, foi capelão do Mosteiro da Irmãs Clarissas em Monte Real e colaborou com o pároco de Monte Redondo e do Coimbrão, enquanto a saúde lhe permitiu. Atendia frequentemente pessoas que solicitavam o seu conselho e desejavam confessar-se. Fazia parte do Movimento dos Focolares, tendo contribuído para a sua difusão em várias paróquias da Diocese.

Da sua vasta obra, destacam-se a construção de modernos edifícios para o serviço pastoral na paróquia de Santa Eufémia: nova igreja, centro pastoral e residência do pároco. Na ação pastoral, procurou atualizar-se, buscando os melhores meios para anunciar o Evangelho, implementar a catequese e cuidar da formação cristã das pessoas.

Também cuidava da cultura, implementando o teatro, o cinema, a música e outras expressões que ajudasse e integrasse, especialmente os jovens, na comunidade cristã. Fundou e dirigiu o jornal “Mais Além”, que se difundia na paróquia e pelos emigrantes espalhados pelo mundo. O seu cuidado pelas vocações frutificou em dois sacerdotes e mais de uma dezena de religiosas. O seu livro “Notas da Agenda”, de 2011, reúne os seus os escritos publicados no jornal “A Voz do Domingo”, entre 2008 e 2011.

Falecido a 1 de junho de 2017, os seus restos mortais repousam na campa dos pais, no cemitério de Monte Redondo.

Padre Jorge Guarda, Vigário Geral

(notícia atualizada a 03-06-2017)

GIC - Gab. Informação e Comunicação
GIC - Gab. Informação e Comunicação
Este serviço diocesano é responsável por promover a comunicação entre as diversas instâncias da Igreja diocesana, nomeadamente através da produção e divulgação das suas notícias. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.