Faleceu o padre Joaquim Domingues Gaspar

Faleceu o padre Joaquim Domingues Gaspar

O padre Joaquim Domingues Gaspar, de 90 anos, faleceu, ontem, dia 15 de setembro, à noite, no Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Piedade, em Monte Redondo, onde residia. A celebração das exéquias terá lugar na igreja paroquial de Monte Redondo, amanhã, 17 de setembro, às 11 horas, seguindo-se depois o sepultamento no cemitério local.

Joaquim Domingues Gaspar nasceu em 12.12.1928, em Sismaria, Monte Redondo (Leiria), filho de António Gaspar e de Teresa Maria. Entrou para o Seminário de Leiria em 1940 e foi ordenado sacerdote em 1951, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva. Na sua longa vida sacerdotal, exerceu o ministério como prefeito e professor do Seminário Diocesano, lecionou Religião e Moral na Escola Comercial de Leiria, apoiou o movimento apostólico Juventude Agrária Católica Feminina na qualidade de assistente, exerceu funções de direção no Externato Afonso Lopes Vieira, da Marinha Grande, foi encarregado da “Voz da Fátima” e dirigiu por muitos anos o jornal diocesano “A Voz do Domingo”, presidiu à Comissão Diocesana das Comunicações Sociais e colaborou no Tribunal Eclesiástico de Leiria como Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo. Em 2013, deixou as funções de diretor de “A Voz do Domingo” e passou a colaborar pastoralmente na sua paróquia natal, Monte Redondo, serviço que já exercia como capelão em várias comunidades. 

O padre Domingues Gaspar serviu a Igreja de Leiria-Fátima com total dedicação e, enquanto diretor do jornal diocesano, apoiou os missionários na sua ação, particularmente os oriundos desta Diocese, convidando-os a escreverem experiências e notas da missão, que publicava com muita frequência. Acolheu e apoio várias campanhas de angariação de fundos para apoio à atividade dos missionários.

A Diocese de Leiria-Fátima louva e dá graças a Deus por este sacerdote, implora o dom de novas vocações para o serviço pastoral ao povo de Deus, manifesta reconhecimento ao Centro Social Paroquial de Monte Redondo pela competente assistência com que acolheu cuidou do Padre Domingues Gaspar nos últimos anos e exprime aos familiares e amigos as suas condolências, invocando para todos o conforto da fé no luto.

Jorge Guarda, P.
Jorge Guarda, P.
Vigário Geral da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Dar ou tirar

Sendo o Homem corpo e espírito, devendo o corpo estar sujeito à vontade para alcançar um bem maior, deverá esforçar-se por compreender qual é e onde está esse verdadeiro bem.

Santuário de Fátima

Santuário celebra Semana Santa sem peregrinos

A missa do Domingos de Ramos, no dia 5 de abril, será presidida pelo cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, às 11h00, e será transmitida em www.fatima.pt, no facebook do Santuário de Fátima, no Sapo, no Meo Kanal 707070 e na TV Canção Nova, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.