Faleceu o padre Adelino Ferreira

Faleceu o padre Adelino Ferreira

O padre Adelino Rodrigues Ferreira, de 83 anos, desta Diocese de Leiria-Fátima, faleceu, hoje, 14 de outubro de 2017, no Hospital de Santo André, em Leiria, onde estava internado.

A celebração das exéquias terá lugar na igreja paroquial de Santa Eufémia, amanhã, domingo, às 16h30. A sepultura far-se-á no cemitério local. O corpo estará em câmara ardente, no centro pastoral de Santa Eufémia, a partir das 18h00 de hoje, sábado.

 

Nota Biográfica

Filho de José Ferreira Júnior e de Emília Ferreira Rodrigues, o padre Adelino Ferreira nasceu em Santa Eufémia, na altura, da freguesia dos Pousos, em 1 de dezembro de 1933. Entrou para o seminário de Leiria em 1946. Concluiu o curso em 1957 e recebeu a ordenação sacerdotal no mesmo ano, no dia 8 de agosto, na Sé de Leiria. No início de 1958, foi nomeado coadjutor da paróquia da Freixianda, onde permaneceu até 1965, ano em que foi nomeado pároco da Urqueira, no concelho de Ourém. Em 1967, assume a missão de diretor espiritual no Seminário de Leiria, que desempenhou nesta primeira fase até 1971. Retomou as mesmas funções em 1974, mantendo-as até 1994.

Entretanto, de 1971 a 1974, foi secretário do bispo D. Américo Henriques, primeiro em Lamego e depois em Nova Lisboa, Angola. Em 1993, foi nomeado pároco dos Parceiros, serviço pastoral que exerceu até 2011, quando a saúde o levou a pedir dispensa. Passou a residir na Casa do Clero, em Fátima, onde exerceu a missão de diretor espiritual.

O seu serviço à Igreja diocesana estendeu-se a muitas outras tarefas: diretor diocesano do Apostolado da Oração e da Liga Eucarística, de 1988 a 2005, ecónomo diocesano, de 1994 a 2007, auxiliar do pároco dos Pousos e capelão em várias comunidades paroquiais, confessor de comunidades religiosas, juiz do tribunal eclesiástico, membro da Mesa da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, da Comissão da Casa do Clero, do Conselho Diocesano para os Assuntos económicos e do Conselho Presbiteral. Muitos recordam ainda vivamente o seu serviço como comentador nas celebrações aniversárias no Santuário de Fátima, ao longo de muitos anos.

O padre Adelino Ferreira foi um sacerdote inteiramente dedicado ao serviço de Deus e dos irmãos na fé e na humanidade. Amou intensamente e serviu generosamente a Igreja, destacando-se no despertar de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa, na ajuda à formação espiritual e apostólica de muitos sacerdotes, de religiosas e de fiéis leigos. Era também muito procurado como pregador e confessor. Homem de notória piedade cristã e zeloso pastor, entregou-se ao cuidado do bem espiritual das pessoas e ao testemunho do Evangelho. Nos últimos anos, na sua doença, manifestou grande serenidade, aceitação do sofrimento e fortaleza espiritual, que edificava quem com ele contactava e dele cuidava.

Ao anunciar a partida deste presbítero para a Casa do Pai, a Diocese de Leiria-Fátima agradece a Deus o dom que ele foi, bem como o seu testemunho e a obra apostólica que nos deixou. Aos familiares, particularmente ao irmão e sobrinhos, e a quantos sentem esta partida, apresenta sentidas condolências e implora o conforto da fé.

Padre Jorge Guarda, vigário geral

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...