Exposição sobre São Nuno, em Ourém

Exposição sobre São Nuno, em Ourém

No próximo dia 24 de junho, data de nascimento de D. Nuno Ávares Pereira, será inaugurada, pelas 17h00, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém, a exposição coletiva “Nuno, o Homem e o Santo”.

Esta iniciativa, com o apoio do Município, insere-se num conjunto mais alargado de propostas que a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Ourém tem vindo a realizar no sentido de divulgar e fazer memória de pessoas, naturais ou residentes, que se destacaram na vivência de valores humanos e cristãos.

Figura incontornável da história nacional e local – um dos portugueses que mais profundamente a marcaram – D. Nuno foi terceiro Conde de Ourém, como recompensa do rei D. João pela vitória na Batalha de Aljubarrota, tendo o Condestável ali vindo, no dia seguinte à vitória, para tomar posse do Condado e agradecer a Santa Maria de Seiça.

Neste contexto, vários artistas oureenses – Ana Oliveira, Conceição Mendes, Gabriel Lagarto, Lena Perdigão, Nuno Gaivoto e Roberto Chichorro – foram desafiados a trabalhar a figura do Santo Condestável em toda a riqueza e complexidade da sua personalidade.

Com está iniciativa pretende-se também evocar os dez anos da sua canonização (26/4/2019) e os 100 anos da sua beatificação (23/12/1918) e assinalar a inauguração oficial da remodelação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, principal via de comunicação da cidade de Ourém.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

29 de Junho — 9h30 > 18h00
Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria