“Explica-me”: Apoio a alunos carenciados dá frutos

http://lefa.pt/?p=1898

O projeto “Explica-me” surgiu em janeiro de 2015, com o objectivo de colmatar as necessidades escolares de adolescentes provenientes de famílias carenciadas. Cerca de 15 voluntários da Cáritas Jovem, grupo da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, tem mantido esta ação de orientação do estudo em diversas disciplinas do 2.º e 3.º ciclos, todos os sábados, acompanhando 18 adolescentes neste ano lectivo.

“Terminar o 2.º período é sinónimo de avaliar o trabalho realizado e a importância que ele tem para as famílias”, refere o grupo em comunicado enviado à imprensa. E a avaliação diz que “ao longo de três meses, verificámos um decréscimo de 22,5% relativamente ao número total de negativas”. Em contrapartida, as positivas aumentaram 11% em relação ao 1.º período.

Mas o projecto “Explica-me” é muito mais do que um “centro de explicações solidário”. Na verdade, “é fundamental integrar e motivar os explicandos e comemorar o seu sucesso escolar”, pelo que são promovidas outras atividade regulares. Uma delas é o “30 por uma linha!”, no último sábado de cada mês, com atividades lúdicas e pedagógicas. Mas outras vão acontecendo, procurando-se também parceiras com outros grupos e instituições, como é o caso dos Escuteiros. No fundo, “todo o trabalho desenvolvido não seria possível sem a dedicação dos jovens voluntários a estas crianças e adolescentes, que desde logo abraçaram os projetos”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress