Eucaristia vai ser tema do próximo biénio pastoral

Eucaristia vai ser tema do próximo biénio pastoral

Na manhã de terça-feira, 5 de novembro, o Conselho Presbiteral da diocese de Leiria-Fátima reuniu-se com o bispo D. António Marto, no Seminário Diocesano.

Na ordem de trabalhos, estiveram temas como a transição dos párocos e respetivo acompanhamento no aspeto administrativo das comunidades envolvidas, a revisão do Regulamento da Administração dos Bens da Igreja na Diocese de Leiria-Fátima (RABI) e dos estatutos do próprio Conselho Presbiteral, o próximo biénio pastoral (2020-2022) e a recente instituição pelo Papa Francisco do Domingo da Palavra de Deus.

Quanto ao tema da transição de párocos, que nos últimos meses ocorreu em algumas paróquias, sublinhou-se a necessidade do rigor na gestão administrativa e da legalidade em tudo o que diga respeito à documentação e arquivo paroquiais, que em tantos casos envolve o bem dos fiéis. Esta excelência que cada pároco deve procurar na administração tornará mais fácil e pacífico um possível período de mudança, evitando assim dificuldades para os seus sucessores no que concerne a esta questão. Aí, serão sempre essenciais a entreajuda e o diálogo das partes envolvidas entre si e com a Diocese, em particular com a Câmara Eclesiástica e o Departamento da Administração Diocesana.

No que diz respeito ao RABI, foram elencados os temas aí presentes que estão a ser alvo de revisão por parte do vigário geral e do ecónomo diocesano, em conjunto com uma comissão eleita para esse fim. Esses temas prendem-se nomeadamente com o fundo económico diocesano, o estatuto económico do clero, a administração paroquial, os centros sociais paroquiais e a Casa Diocesana do Clero, entre outros. Sensibilizou-se o Conselho para a necessidade do seu contributo para este trabalho de revisão em curso.

De seguida, D. António apresentou um esboço das propostas para o próximo biénio pastoral na Diocese, que terá como tema: “Eucaristia, comunidade cristã e missão”. Considera que é necessária uma espiritualidade motivadora em relação a este tão sublime sacramento, que lhe é particularmente querido, confessou. Reavivar o encanto e o amor pela Eucaristia será o principal objetivo dos próximos dois anos. Nesse sentido, o Conselho refletiu um pouco sobre a situação atual na Igreja a este respeito e como procurar levar os fiéis a recentrar a vida na celebração eucarística.

Quanto à instituição do Domingo da Palavra de Deus a ocorrer no 3º Domingo do Tempo Comum, incentivou-se a assinalar este dia na celebração e na vivência da fé, de forma a que as comunidades percebam a importância da Palavra. Poderão ajudar iniciativas como o destaque da Sagrada Escritura na celebração, propostas de formação bíblica e a Lectio Divina (leitura orante da Palavra de Deus).

Houve ainda tempo para informar sobre o processo de implementação do Diaconado Permanente na Diocese e sobre o estudo da reestruturação das Vigararias. Sobre um e outro tema, esperam-se novidades dentro em breve.

A reunião terminou com o almoço que, como é hábito, proporcionou um agradável convívio entre os membros deste Conselho.

Fábio Bernardino, P.
Fábio Bernardino, P.
Padre da diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.