Eucaristia por Alma e Acção de Graças pelo Padre Gameiro

Eucaristia por Alma e Acção de Graças pelo Padre Gameiro

No dia 29 de janeiro, às 20h30, na Igreja dos Pastorinhos, Quinta do Alçada, Marrazes, vai celebrar-se uma Eucaristia por alma e acção de graças pelo padre Gameiro. Esta iniciativa do Caminho Neocatecumenal, é uma oportunidade para reunir familiares, amigos e conhecidos e celebrar a vida e o testemunho de fé deste homem e presbítero.

O padre António das Neves Gameiro nasceu em São Simão de Litém, Pombal, distrito de Leiria, a 14 de Fevereiro de 1934. Entrou para o Seminário de Leiria em 1945 e foi ordenado presbítero em 1956, na catedral de Leiria, pelo bispo D. João Pereira Venâncio.

Começou por exercer o ministério sacerdotal na paróquia de Leiria como coadjutor, depois como pároco, confessor e mestre de cerimónias. Serviu temporariamente a paróquia dos Pousos (1969-1970) e foi pároco dos Marrazes (1978-2003). Foi professor, diretor espiritual e formador, no Seminário de Leiria (1967-1978). Em 1988, foi nomeado cónego da Sé, integrando o respetivo cabido. Foi membro do Conselho Presbiteral. Desempenhou também, ao longo de múltiplos anos, a tarefa de mestre de cerimónias no Santuário de Fátima e o cargo de administrador do jornal “O Mensageiro”.

Destacou-se especialmente na assistência espiritual, colaboração e serviço a vários movimentos apostólicos da Igreja. Escutismo, Legião de Maria, Cursos de Cristandade e Equipas de Casais de Nossa Senhora, são disso exemplo. Também assistiu empenhadamente o Caminho Neocatecumenal, sendo da sua responsabilidade a abertura da Diocese de Leiria-Fátima a este carisma. O compromisso com a Evangelização era evidente na sua inquietação permanente.

Em 2003, por motivos de saúde, foi viver para a Casa do Clero, da qual, em 2007, seria nomeado assistente espiritual. Apesar das limitações de saúde, ainda colaborava nas confissões e no atendimento espiritual no Santuário de Fátima e presidia a celebrações das comunidades do Caminho Neocatecumenal.

O padre Gameiro partiu para o pai a 25 de Agosto de 2019, solenidade de São José de Calasanz.

Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo
Paróquia dos Marrazes
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...