Este ano, o Retiro Popular quer envolver os jovens

Este ano, o Retiro Popular quer envolver os jovens

O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) vai promover a realização do Retiro Popular com jovens, pela Diocese.

Neste ano em que pretendem envolver envolver ainda mais os jovens nas dinâmicas pastorais, o SDPJ pretende ajudar a promover nas vigararias e nas paróquias a experiência da “lectio divina”, aproveitando a oportunidade do Retiro Popular.

Os esquemas, que em breve serão publicados para cada semana da quaresma, foram preparados fundamentalmente por jovens e, por essa razão, pretende-se que sejam vividos também por jovens. Para concretizar esse objetivo, o SDPJ está a pedir que cada vigararia convide e indique pelo menos um jovem que considere capaz de liderar um grupo de Retiro Popular. As mesmas vigararias deverão escolher e indicar um local onde reunir os jovens, podendo marcar uma primeira data e depois marcar a periodicidade de acordo com a disponibilidade dos interessados.

Todas as paróquias, para além de darem a conhecer esta iniciativa, devem convidar pessoalmente os jovens que possam estar interessados nesta proposta. Mesmo naquelas onde não existem grupos de jovens, haverá grupos de liturgia, de catequese, ou outros que, de alguma forma tenham alguma aproximação à comunidade e interesse por este tipo de propostas e que integram elementos dentro da faixa etária pretendida.

Para ajudar a capacitar os jovens indicados pelas vigararias, o SDPJ vai promover um workshop sobre “lectio divina” no dia 9 de fevereiro, às 10h30, no Seminário de Leiria, onde esses jovens deverão estar presentes.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Leia também...