Escuteiros da Região participam em actividades de verão

Escuteiros da Região participam em actividades de verão

Limpeza da praia de Osso da Baleia

No passado dia 1 de junho, os agrupamentos de escuteiros do concelho de Pombal, participaram na limpeza da praia do Osso da Baleia. Os escuteiros do 922 – Albergaria dos Doze, como tem sido seu hábito, lá estavam às 8h00, preparados para partirem de autocarro, com a certeza de que este seu contributo poderá ajudar a melhorar um pouco mais o nosso planeta.

A praia do Osso da Baleia tem recebido consecutivamente, desde 2004, o Galardão de Bandeira Azul, resultando assim um forte sentimento de missão cumprida e de pertença a todos os que colaboram nesta iniciativa ambiental.

Além do trabalho com a limpeza da praia, também houve tempo para outras atividades físicas, nomeadamente BodyBord e Surf . Os escuteiros também participaram em vários ateliers e jogos ambientais. Pode-se dizer que bastava ver a cara deles, de tão satisfeitos que estavam, para nos apercebermos de que os objetivos da atividade estavam alcançados.

Houve almoço farto e lanche para todos e um conjunto de talher completo, como prenda para todos os participantes, oferecidos pela Câmara Municipal.

“Praia Limpa” no Pedrógão

Na manhã de 8 de junho, 10 escuteiros, dirigentes e um pai do agrupamento 1198 Santo Agostinho, participaram na ação “Praia Limpa” na praia do Pedrógão.

Esta ação, promovida pelo CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, pretendeu sensibilizar os participantes para a existência do muito lixo que existe nas praias, sobretudo plásticos, cordas, entre outros. Neste evento foram recolhidas cerca de 660kg de resíduos, permitindo-nos deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos.

Prova de orientação urbana

No sábado 8 de junho, durante a tarde, realizou-se no jardim de Santo Agostinho, o Leiria City Race. Este evento organizado pelo COC – Clube de Orientação do Centro, consiste numa prova de orientação urbana. Esta edição decorreu na cidade de Leiria, com partida e meta neste jardim.

Este evento contou com a participação de 20 escuteiros do Agrupamento 1198 Santo Agostinho, com intuito de treinar a orientação por mapa num terreno relativamente conhecido por todos. Os exploradores fizeram o percurso Open Curto, os pioneiros o Open Médio e o dirigentes o Open Longo. Ainda houve pais que participaram no evento do IPL, uma prova sem percurso definido, onde o objetivo era visitar os locais necessários para fazer 100 pontos.

No final, os elementos do Agrupamento subiram ao pódio 3 vezes. Guilherme e Pedro Carvalho em 3º lugar no Open Curto, os pais Alda e Nuno André em 3º lugar no evento do IPL e Gonçalo e Luís Marques em 2º lugar no Open Longo. No entanto, o mais importante foi participar, usufruindo dos percursos e do desafio de encontrar as balizas de orientação espalhadas pela cidade de Leiria.

CNE Leiria-Fátima
CNE Leiria-Fátima
Secretaria Regional de Comunicação e Imagem CNE Junta Regional de Leiria-Fátima
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.