Escuteiros da Batalha inauguram novo centro da região

Escuteiros da Batalha inauguram novo centro da região

A Casa Abrigo Barreira de Água (CABA), localizada na freguesia de São Mamede, é o mais recente centro escutista da Região de Leiria-Fátima, inaugurada no passado sábado, 15 de julho, pelo Agrupamento 194 Batalha.

A celebração de inauguração foi presidida pelo pároco da Batalha e assistente espiritual do agrupamento, padre José Gonçalves, e participada por cerca de uma centena de pessoas, entre escuteiros, familiares e pessoas que apoiaram com materiais e serviços a recuperação e equipamento do espaço, durante os últimos quatro anos. Presentes estiveram, ainda, os presidentes da Câmara Municipal e das juntas de freguesia da Batalha e de São Mamede, parceiro neste projeto.

A este motivo de festa, os escuteiros da Batalha juntaram as promessas de dois novos dirigentes, Marcelo Silva e Tiago Vieira. “Uma semente que deu frutos”, referiu o presidente da celebração, a propósito da caminhada feita por estes dois escuteiros que agora assumem a missão de “colaborar na sementeira” junto dos mais novos. A imagem surgiu da parábola do semeador, lida no Evangelho, e serviu para sublinhar o papel de formação humana e espiritual que deve ser marca de um agrupamento de escutismo.

A CABA resulta da conversão de uma antiga escola primária cedida pelo Município da Batalha e conta com zonas para acampar e acantonar, cozinha, balneário e aquecimento. Dado o seu enquadramento, é um bom ponto de partida para conhecer a região, nomeadamente a Aldeia da Pia do Urso (a cerca de 2 km), as Grutas da Moeda (com as quais tem uma parceria), a envolvência natural da Serra de Aire e o Santuário de Fátima (a cerca de 5 km). O espaço poderá ser requisitado também por associações e grupos de fora do escutismo.

 

Outros centros e campos da Região

Além deste, a Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas (CNE) tem mais cinco centros ou campos escutistas, o principal dos quais é a Quinta do Escuteiro, também situada no concelho da Batalha, na localidade da Quinta do Sobrado. Fundada em 1986, com capacidade para acolher 400 pessoas em acampamento e 40 em acantonamento, recebeu este ano o título de Centro Escutista de Excelência. Encontra-se num vale bastante isolado, o que lhe confere uma atmosfera ideal para o contacto com a natureza. Tem ao seu dispor um Centro de Formação Ambiental, torre de observação de aves, capela, casas de banho e balneários com água quente, duas arenas, churrasqueira e forno a lenha, madeira disponível para construções e para cozinhar, entre outros.

Em Amor, encontramos o Campo dos Pirilampos, rodeado por denso arvoredo e com ambiente ideal para acampamentos, oficialmente reconhecido pelo CNE desde 2009. Cedido pela Junta de Freguesia local, o espaço é gerido pelo Agrupamento 1166 Amor e recebe anualmente cerca de 200 escuteiros, além de famílias e outros grupos que o requisitam. Este campo oferece um vasto terreno plano, uma arena localizada numa ilha formada pelo ribeiro que o atravessa, instalações sanitárias com água potável e chuveiros. Próximo do centro de Amor, tem acesso fácil a serviços como farmácia, supermercado, igreja ou posto médico. Dista cerca de 10 km das cidades de Leiria e da Marinha Grande, 8 km da vila termal de Monte Real e 15 km da praia da Vieira. De salientar ainda a proximidade do Pinhal de Leiria e dos Campos do Lis.

A Casa de Lá, localizada na Bouça de Lá, a cerca de 2 km do centro da Bajouca, é gerida pelo Agrupamento 1226 Bajouca. Para além de espaço para acampar, tem também instalações para acantonamento, resultantes da conversão de uma antiga escola primária, instalações sanitárias, chuveiros, cozinha, eletricidade e gás. A Bajouca, afamada pelo ofício do barro, é um dos pontos de interesse da região, juntando-se também a Lagoa da Ervedeira ou os extensos pinhais que cobrem toda esta região.

Voltando à Serra de Aire e Candeeiros, encontra-se em pleno Parque Nacional o Refúgio Escutista de Alcaria, gerido pelo Agrupamento 370 Porto de Mós. Tem candidatura feita para aprovação oficial pelo CNE.

Ainda candidato a aprovação está o Campo de Albergaria dos Doze, inaugurado em 2014 pelo Agrupamento 922, também com espaço para atividades escutistas e acampamento.

GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Promessas no agrupamento de Minde

As emoções e as alegrias, bem visíveis, neste feliz e tão simbólico cerimonial, no qual as palavras são tão sugestivas e significantes…. se transformem em atitudes concretas e constituam um modo de viver!