Escuteiros colaboram nas festas do Reguengo do Fetal

Escuteiros colaboram nas festas do Reguengo do Fetal

A Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas esteve envolvida no apoio à tradicional “procissão dos caracóis”, um dos “ex libris” das festas em honra de Nossa Senhora do Fetal, no passado sábado, dia 30 de setembro.

Esta festa religiosa da paróquia do Reguengo do Fetal, no concelho da Batalha, mantém a tradição que remonta já há séculos, através da organização de uma procissão noturna que conta com um percurso iluminado por luminárias feitas a partir de cascas de caracol com azeite e torcidas artesanais, recolhidas pela população ao longo do ano nos terrenos agrícolas. Estas luminárias são dispostas de modo a formar desenhos, imagens ou palavras em honra da Padroeira.

Para além desta tradição religiosa, a freguesia do Reguengo do Fetal é, ao longo do ano, local escolhido por muitos grupos acampados na Quinta do Escuteiro, provenientes não só da região de Leiria-Fátima, mas de todo o País e do estrangeiro, para a prática de atividades radicais como escalada, rappel e slide.

Este espaço escutista, que está aberto também a outros grupos ou associações, tem uma equipa de apoio permanente, com funções que vão desde a gestão e manutenção do espaço até ao acolhimento dos grupos e desenvolvimento de atividades de enriquecimento pedagógico. Dela fazem parte escuteiros de agrupamentos tão diversos como Amor, Batalha, Caranguejeira, Caxarias, Leiria (Cruz da Areia, Santo Agostinho e Sé), Maceira, Marinha Grande, Marrazes, Memória, Porto de Mós, Pousos, Santa Catarina da Serra e Souto da Carpalhosa. Foram eles que estiveram presente na segunda procissão da referida festa, onde se faz o percurso de regresso da imagem ao seu santuário, de forma a auxiliar a população na preparação das iluminações que fazem parte da procissão.

Segundo nota enviada por Jorge Cerejo, secretário regional de Comunicação e Imagem do CNE de Leiria-Fátima, “tratou-se de uma ação de serviço à comunidade, que tem como objetivo a futura participação de outros grupos de escuteiros da região e a nível nacional nesta tradicional e peculiar festa religiosa”.

2017-10-03 cne2

As nossas notícias no seu email

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-faima.pt com periodicidade irregular. A qualquer momento pode cancelar subscrição.
GIC
GIC
Gabinete de Informação e Comunicação. Todos os contactos, informações e sugestões devem ser dirigidos para gic@leiria-fatima.pt.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Marinha Grande retoma celebrações com o povo

As últimas notícias e os números positivos da evolução da pandemia, associados ao bom tempo e às imagens do desconfinamento, deixam o nosso coração menos aflito. E é com enorme alegria que voltaremos a celebrar com a presença do povo de Deus.