Escola Razões da Esperança forma “adultos na fé e edificadores da comunidade”

http://lefa.pt/?p=49

 

D. António Marto presidiu à celebração de abertura do novo ano lectivo da Escola Diocesana Razões da Esperança, dia 24 de setembro.

A Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), coordenada pelo Centro de Formação e Cultura da diocese de Leiria-Fátima, inaugurou o ano letivo de 2013-2014 na passada terça-feira, 24 de setembro. A Missa que marcou a abertura, na igreja do Seminário de Leiria, foi presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, e contou com a participação de cerca de centena e meia de alunos e outros fiéis, vindos de toda a Diocese.

Na homilia da celebração, D. António Marto sublinhou a importância desta oferta educativa da Diocese como “ajuda para sermos homens e mulheres adultos na fé e edificadores da comunidade cristã”. Apontando o exemplo de Maria, “mestra e modelo de quem acolhe e medita todas as palavras e acontecimentos no seu coração”, o Bispo diocesano sublinhou que “o importante não é saber coisas, nem estar bem informado, mas conhecer a Palavra de Deus intimamente e vivê-la no campo da história e da vida, não é ouvir discursos sobre Deus, mas acolher a revelação do seu rosto e da sua ternura em Jesus Cristo”.

Esta formação teológica visa, por outro lado, “pôr-nos em comunhão com Deus e com a comunidade”, afirmou o Pastor, apontando a necessidade de testemunhar a Palavra que se escuta, como “luz que ilumina a nossa história e a do mundo”. Tal como a voz dos profetas, referida nas leituras da celebração, “enchia de coragem o Povo de Deus a braços com a reconstrução do Templo de Jerusalém”, assim “também hoje somos chamados a sair do comodismo, do abatimento e do desânimo e a ser portadores de esperança, através da Palavra de Deus que gera e regenera a nossa vida e a sociedade em que vivemos”, concluiu.

No final da Missa, foram entregues os diplomas aos alunos que completaram, no ano passado, o curso proposto pela EDRE, a quem D. António deu os parabéns pessoalmente, terminando com os votos de “bom ano escolar” para todos.

 

Começam as aulas…

As aulas começam no próximo dia 8 de outubro e decorrerão, como habitual, no Seminário, sempre às terças-feiras, a um ritmo quinzenal. Numa primeira hora (21h00-21h50), será ministrada a disciplina “Ler o Antigo Testamento hoje”, pelo padre Gonçalo Diniz, e a opção  “A família na Igreja e na sociedade – desafios”, por Jorge Cotovio.

Num segundo tempo (22h00-23h00), decorre a formação específica dos vários serviços e movimentos.

A EDRE destina-se a todos os interessados em aumentar o seu conhecimento teológico-pastoral, maiores de 16 anos, podendo inscrever-se para razoesdaesperanca@gmail.com, ou pelos tels. 244103816 e 918022575.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress