Escola Diocesana com oficinas práticas de comunicação

Escola Diocesana com oficinas práticas de comunicação

No ano pastoral que está a iniciar, a diocese de Leiria-Fátima vai propôr um novo espaço formativo que integrará a Escola Diocesana Razões da Esperança. Quinzenalmente, às terças-feiras, das 22h00 às 23h00, o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) dinamizará sessões de oficinas práticas de comunicação.

Esta iniciativa, dirigida a todos os interessados na área da comunicação, pretende preencher algumas lacunas na área da produção de conteúdos informativos por parte dos agentes de pastoral e tem em vista uma maior participação desses mesmos agentes na comunicação diocesana. Os conteúdos programáticos, a serem definidos de acordo com o nível de conhecimentos dos participantes, serão transversais e abrangentes, incidindo, sobretudo, no desenvolvimento de competências práticas para a comunicação tanto escrita como visual, direcionados para a utilização das plataformas digitais atuais.

Para além de querer sensibilizar para a necessidade de planos estratégicos de comunicação no âmbito eclesial, o GIC manifesta a intenção de formar para a produção de conteúdos informativos, promovendo a aprendizagem da utilização de ferramentas para produção e gestão de conteúdos.

Quem pretender inscrever-se nas oficinas, terá oportunidade de o fazer presencialmente no dia da abertura da Escola Razões da Esperança, que vai acontecer na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 21h00. Os requisitos necessário são apenas interesse na área da pastoral da comunicação e conhecimentos básicos de utilização da informática. As datas das sessões podem ser confirmadas na agenda diocesana.

Conteúdos programáticos

Relativamente aos conteúdos programáticos, estes serão estabelecidos após uma avaliação de expectativas, para afinar os métodos de aprendizagem. Contemplarão, entre outras temáticas, a comunicação na Igreja, a construção da notícia, a elaboração de suportes visuais, as ferramentas digitais, as redes sociais, os sistemas de gestão de conteúdos e a integração na rede diocesana de comunicação.

Ferramentas necessárias

Por serem sessões práticas de formação, é pedido aos participantes que tragam as ferramentas necessárias que podem ser computador portátil ou um tablet ou smartphone, se se sentirem confortável na digitação de texto, para acesso a ferramentas digitais. 

Paulo Adriano
Paulo Adriano
Diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A REDE mais recente

Carregue na capa para ver edição em formato .pdf

Receba a Revista REDE gratuitamente todas as semanas no seu email.

Leia também...

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.